Publicidade
Publicidade

Psiquiatra Dr. Antônio Jorge Karam é o mais novo cidadão feirense

Osvaldo Cruz
5 Min Leitura
Dr Jorge Karam e a vereadora Gerusa Sampaio
Dr. Jorge Karam e a vereadora Gerusa Sampaio

São 35 anos de serviços prestados a Feira de Santana na área da Medicina, como médico legista ou psiquiatria, e ainda como voluntário em trabalhos filantrópicos. O amazonense de alma baiana  é feirense de fato há exatos 45 anos, dos quais 35 dedicados ao Hospital Lopes Rodrigues, que considera a sua segunda casa. E nesta terça-feira (20), ao completar 78 anos, ele ganhou de presente o título de cidadania.

Citando o escritor Guimarães Rosa, a vereadora Gerusa Sampaio, autora da homenagem, disse que “o importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que estão sempre mudando”, acrescentando que, no entanto, existem pessoas que parecem estar sempre afinadas com seus ideais”, para definir o médico apaixonado pela música e pela vida.

A vereadora observou que o sobrenome Karam é de origem árabe e significa generosidade. “Uma virtude em que a pessoa tem quando acrescenta algo ao próximo”, enfatizou, ao considerar o atributo peculiar à personalidade do médico que encontrou na profissão um meio de transformar vidas. A homenagem, conforme ressaltou em sua saudação, é o reconhecimento “do grande alcance social do seu trabalho em Feira de Santana”.

“Qualquer um no meu lugar teria que, necessariamente estar feliz, alegre”, disse Antônio Jorge Karam, que considerou marcante o fato do Decreto Legislativo ter sido promulgado em 24 de agosto (de 2015), a data de falecimento de Getúlio Vargas em 1954. “Sem dúvida o presidente mais amado do Brasil”, afirmou. Bem humorado, ele disse que foi o médico que mais assinou atestado de óbito na cidade, lembrando o personagem Odorico Paraguassu, da novela “O Bem Amado”, interpretado pelo ator Paulo Gracindo, que lutava para inaugurar um cemitério.

Jorge Karam falou da relação com os prefeitos de Feira de Santana, desde Joselito Amorim ao prefeito atual José Ronaldo. E encerrou falando de seu patrimônio. “Eu fiz um grandioso patrimônio em minha vida, com muito orgulho, o menor deles são os bens materiais”. O primeiro grande patrimônio, em sua avaliação, é a família, incluindo filhos netos, sobrinhos, irmãos. O segundo grande patrimônio é a família maçônica. “O maçom é servidor da ordem e da pátria”, definiu, emocionando os presentes ao apresentar os filhos – biológicos e adotivos – e os irmãos maçons.

O presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Miranda, Ronny, conduziu a sessão solene e compôs a mesa de honra ao lado do prefeito José Ronaldo de Carvalho, o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia, Gilberto Lima da Silva, o homenageado e sua esposa Maria Célia Rollembergue Ribeiro. Após a entrega da honraria foi exibido um vídeo com imagens do médico com a família e em seguida os convidados participaram de um coquetel comemorativo do aniversário do novo cidadão feirense.

“Tive a grata satisfação de homenagear um dos ícones da área psiquiátrica do nosso Município, Dr. Antônio Jorge Karam, mais conhecido como Dr. Karam. Aprovando a nossa proposição, a Câmara Municipal de Feira de Santana, concedeu na noite de ontem o título de Cidadão Feirense ao médico psiquiatra Dr. Karam. ” O sobrenome Karam, significa generosidade, uma das qualidades peculiar ao nosso homenageado. Dr. Karam desenvolve um trabalho de grande relevância em nossa cidade, seja na área de saúde, social e filantrópica, o que nos motivou a prestar esta justa homenagem “. Agradeço a presença do prefeito José Ronaldo e demais vereadores da Casa. Em nome de Emanuelle Karam, filha do homenageado, estendo os meus agradecimentos a todos os familiares e amigos que puderam prestigiar esta belíssima homenagem ao mais novo Cidadão Feirense!”, disse Gerusa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo