Um encontro para homenagem a lideranças e militantes feirenses do Partido dos Trabalhadores, aconteceu na noite de ontem (20) na Câmara Municipal, em sessão solene comemorativa pelos 45 anos da legenda. As galerias da Casa ficaram pequenas para a celebração, marcada por pronunciamentos fortes e homenagens àqueles que construíram a história da agremiação nesta cidade.
O vereador Professor Ivamberg dividiu o comando da sessão e a autoria do requerimento para realização do evento com o seu colega de partido, Silvio Dias, que convidou as mulheres presentes a ocuparem as cadeiras dos vereadores no plenário. Ele lembrou que o Partido dos Trabalhadores foi fundado em 1980 em São Paulo. Em Feira de Santana, foi criado pouco depois, em 1981.
O diretório do PT em Feira teve, segundo Sílvio Dias, papel importante na expansão da legenda na Bahia, com a participação ativa de militantes e lideranças locais. As mulheres foram destaque naquele momento. Dentre elas, citou Ivannide Santa Bárbara, hoje presidente de honra do partido, Maria Renilda Daltro Moura, Tânia Melo, Hildete Farias e as professoras Sônia Lima e Nacelice Freitas.
Durante a sessão solene, várias lideranças dirigentes e fundadores do PT no município receberam placas e certificados: Ivannide Santa Bárbara, Albertino Carneiro (representado na solenidade pelo sobrinho Emerson Carneiro), Gerinaldo Costa, José Rocha, Jaime da Cruz e Orlando Lopes de Abreu, representado pela esposa Alcione de Abreu, mais os ex-vereadores Marialvo Barreto e Zé Neto, este, atualmente deputado federal.
A Mesa de Honra da Sessão Solene foi formada pelos vereadores Ivamberg Lima e Silvio Dias, Ivannide Santa Bárbara, presidente de honra do partido; deputado federal Zé Neto; Gerinaldo Costa, presidente da legenda em Feira de Santana; Felipe Freitas, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, representando o governador Jerônimo Rodrigues; e Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
ASCOM