Publicidade
Publicidade

Secretária Roberta Santana convoca gestores municipais a reforçar vacinação e doações de sangue para o Carnaval

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

Durante a 324ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (20), no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), em Salvador, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, fez um alerta sobre a necessidade de reforçar a vacinação e as doações de sangue no período que antecede o Carnaval. Na ocasião, ela convocou os gestores municipais para, ao lado do governo estadual, cumprir esta “missão” conjunta.

“Diante da proximidade do Carnaval, quero pedir, reforçar o chamado dos nossos secretários municipais para a vacinação. É importante, nós vamos receber milhares de pessoas de outros estados, de outros países. É importante a gente garantir a imunização da população”, destacou a titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pedindo cuidado especial para a prevenção da gripe e Covid-19.

Colocando o Estado à disposição para trabalhar em conjunto com os municípios, Roberta Santana também sugeriu aos secretários a intensificação de campanhas para incentivar a doação de sangue. “A gente precisa estar com um banco abastecido. Então, temos pedido que em grandes festas e eventos, que a gente possa fazer esse movimento nas redes sociais e junto às equipes de saúde, para mobilizar nossa população a estar pronta para poder brincar com tranquilidade e que a gente não tenha reflexos negativos na rede assistencial no pós-Carnaval”, frisou a secretária estadual da Saúde.

Além do destaque para a imunização e o reforço nas doações de sangue para a o período carnavalesco, também foram pautas de debate do colegiado na 324ª Reunião Ordinária da CIB temas como o Plano de Ação da Rede Alyne, o cronograma de oficinas do Planejamento Regional Integrado (PRI), as ações Macrorregional do Estado da Bahia do Programa SUS Digital e o remanejamento de doses de vacinas contra a Dengue, com ampliação para demais municípios baianos.

Fotos: Jamile Amine / Saúde GovBA

Compartilhe este artigo