Publicidade
Publicidade

Centro de Controle das Zoonoses deve combater infecção por esporotricose, doença pode afetar humanos

Osvaldo Cruz
1 Min Leitura

O número de animais infectados com esporotricose, infecção fúngica que pode afetar humanos, cresce em Feira de Santana. O alerta é do vereador Galeguinho (UB). Em pronunciamento na Câmara, ele chamou a atenção da Prefeitura e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para conter o avanço da doença, que teve o seu primeiro registro no município em 2022. Ao discursar na Tribuna da Casa da Cidadania, sobre o tema, ele disse que se trata de um assunto “gravíssimo”.

Ascom

A infecção é altamente contagiosa, principalmente entre os felinos, e pode levar ao óbito do animal, além de causar lesões cutâneas e complicações graves em humanos. Independente das ações de controle da doença, Galeguinho reforça a importância da implantação de uma unidade gratuita de tratamento veterinário em Feira de Santana.

Segundo o vereador, tanto um hospital quanto uma UPA voltada ao cuidado dos animais pode auxiliar no combate e prevenção de doenças, principalmente zoonoses, que podem infeccionar seres humanos. “Sabemos que em alguns casos, o tratamento do animal pode ser até mais caro do que de uma pessoa, então é necessária a implantação de uma clínica popular em Feira de Santana”.

ASCOM

Compartilhe este artigo