Moradores do bairro Tomba e arredores, a exemplo do Panorama, estão apreensivos com a possibilidade de serem atingidos novamente pelos alagamentos provocados pelas chuvas. A preocupação foi abordada esta semana na Câmara pelo vereador Luiz da Feira (PP).
Procurado por famílias destas comunidades, o parlamentar resolveu alertar os governantes do Município e do Estado sobre a necessidade de realizarem ações preventivas, o mais urgente possível. “Na última enchente, eu estive lá. Levamos quase três dias retirando água. E agora, ao ver chegando o tempo chuvoso, estão todos preocupados com a situação”, disse.
Temendo reviver o mesmo cenário, algumas pessoas do Panorama já deixaram suas casas, com medo de perder seus móveis e eletrodoméstico. Inclusive, informou Luiz da Feira, há muita gente com depressão por causa disto. “Portanto, peço que o prefeito Colbert Filho e o governador Jerônimo Rodrigues verifiquem o que podem fazer para intervir”, cobrou. Para o vereador, a principal causa da invasão de água nas localidades está relacionada à falta de drenagem e rede fluvial nas ruas. “São quase 25 anos que a população cobra a execução desta obra, mas até agora nada foi feito”, criticou.
FEIRANTES PREJUDICADOS
Quem já registra perdas, em razão da incidência de chuvas no Município, informa Luiz da Feira, são vendedores estabelecidos nas feiras livres dos diversos bairros. De acordo com o vereador, especialmente no Sobradinho e no Tomba, varios feirantes estão trabalhando sem as lonas nas barracas que foram doadas pelo Governo do Estado. A proteção teria sido retirada pela Prefeitura, uma vez que exibiam o logotipo da Companhia de Ação Regional da Bahia (CAR). “Os feirantes agora estão com seus produtos sendo molhados. Quando chove, é um prejuízo grande. Se o gestor retirasse, mas no dia seguinte colocasse a que tem a marca da Prefeitura, estava certo”, ponderou ele.
Luiz da Feira explicou que as barracas em questão foram 200, conseguidas através do deputado federal, Zé Neto, para a Feira do Tomba. E também o mesmo tipo de equipamento destinado pelo parlamentar estadual Binho Galinha, em benefício a feirantes do Sobradinho. “Espero que o secretário Alexandre Monteiro [Agricultura Municipal], busque resolver esta situação. Que envie logo as lonas para os comerciantes destas nossas feiras livres”, apelou.
ASCOM