Responsável pela doação do terreno onde se encontra hoje o Hospital Dom Pedro de Alcântara e que liderou uma campanha para a construção do Conjunto Penal de Feira de Santana, o Rotary estará completando dia 27 deste mês, próximo domingo, 83 anos de existência neste município. A Câmara de Vereadores realizou na noite de ontem (24), por iniciativa da vereadora Eremita Mota (PP), presidente do Poder Legislativo, uma sessão solene para registrar a passagem da data e, também, comemorar o Dia Municipal da Consciência Rotária – evento criado por lei aprovada na Casa da Cidadania em 2002, através de projeto do então vereador Maurício Carvalho. Autora do requerimento propondo a sessão solene, Eremita saudou a todos os presentes. “É com muita alegria que recebemos a tantas lideranças rotarianas, agora em uma casa nova”, disse a presidente, referindo-se ao palácio-sede da Câmara, que passou pela maior reforma de sua história.
“Nós, mulheres, fazemos a diferença e deixaremos um legado importante para esta cidade”, afirmou a primeira mulher a dirigir o Legislativo. Ela comandou a Mesa de Honra, formada pela representante do prefeito Colbert Filho, a secretária de Educação e rotariana Anaci Paim, deputado estadual José de Arimateia e o atual governador do Distrito 4.391, Jorge Carvalho do Nascimento, um dos palestrantes da noite. O outro convidado para discursar em nome da centenária instituição foi um dos decanos do Rotary Clube de Feira de Santana, o ex-prefeito e ex-vereador José Raimundo Pereira de Azevedo. Ele está prestes a completar 50 anos de participação na Organização Não-Governamental, marca que vai atingir dia 27, mesma data em que o Rotary faz 83 anos de atividades no município. No mundo, são quase 120 anos, completos em 2025.
O professor, que ocupou diversas funções no clube, inclusive a de governador distrital, lembrou de algumas das principais ações rotarianas nesta cidade. Além da doação da área de terra para a implantação do HDPA e da campanha pela construção do Presídio Regional, ele destacou a construção e apoio à manutenção da Escola Rotary, que “detém o maior Ideb da Rede Estadual de Ensino”, complexo onde também funciona um posto médico odontológico, além da criação da Fundação Jhonatas Telles de Carvalho, que abriga o importante Centro de Apoio pedagógico ao Deficiente Visual.
Plenário e galerias ficaram lotados. Várias lideranças rotarianas estiveram presentes, a exemplo da governadora eleita para o próximo biênio do Distrito 4391, Yara Cruz, de seus coirmãos Hugo Dórea, José Boa Sorte e Luiz Cruz. Representantes de diversos segmentos da sociedade prestigiaram a homenagem, entre os quais o comandante do 35⁰ Batalhão de Infantaria, coronel Cristiano Garcia Guedes. O vereador José Carneiro Rocha também compareceu, bem como o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Justiniano França.
Ascom