Dois projetos em tramitação na Câmara Municipal propõem uma dupla homenagem a um médico cardiologista nascido em Salvador, mas que tem uma vasta vivência profissional em Feira de Santana, inclusive na direção regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A autoria das propostas de concessão do Título de Cidadão Feirense e da Comenda Maria Quitéria a Luciano Bastos Barbosa, que devem ir a votação nesta terça-feira (16), é do vereador Paulão do Caldeirão (PP).
Graduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em 2005, Luciano Bastos escolheu Feira de Santana para exercer a profissão, atuando em policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Fez residência médica no Hospital Ana Nery, em Salvador, retornando para a cidade, onde passou a atuar em unidades hospitalares, dentre as quais o São Matheus, Unimed e Dom Pedro de Alcântara. Hoje integra a equipe habilitada pelo Ministério da Saúde para realização de transplantes cardíacos no HDPA.
O vereador Paulão destaca que o futuro homenageado é Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco pela Sociedade Beneficente de Senhoras Sírio Libanês e se destacou como presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, regional Feira de Santana, “entidade que zela pela ética, eficiência e sentido social no exercício da Medicina”, conforme ressalta a justificativa dos projetos. “A sua trajetória na cidade respalda a nossa homenagem”, diz o parlamentar.
ASCOM