Depois de esgotar todas as tentativas de barrar pré-candidaturas de aliados, como Pablo Roberto, Carlos Geilson, José de Arimatéia, Yuri Guimarães e Pastor Tom, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) resolveu assumir que é pré-candidato. Nesta quinta-feira (11), circulou nas redes sociais um convite para o lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura de Feira de Santana. O evento acontecerá na terça-feira (16) no Clube de Diretores Lojistas (CDL).
Zé Ronaldo quer voltar a assumir a cadeira de prefeito que renunciou em 2018, abandonando o quarto mandato para se aventurar numa candidatura ao governo do estado, deixando dezenas de obras inacabadas, a saúde e educação com sérios problemas, e a cidade sem qualquer estrutura de drenagem para enfrentar as chuvas.
Apesar de estar fora do mandato, ele conseguiu manter toda sua estrutura de aliados empregados na prefeitura, conforme denunciado pelo prefeito Colbert Martins (sem partido), logo após a tentativa de distanciamento do governo. Neste caso, Zé Ronaldo deixou o comando do governo, mas não cortou o cordão umbilical, fazendo com que estivesse durante todo esse tempo nas principais tomadas de decisão da gestão que ora ele quer se desvincular.