Publicidade
Publicidade

Humildade Política: Por que Zé Ronaldo deveria deixar o palco para Zé Chico após duas desilusões eleitorais

Osvaldo Cruz
5 Min Leitura

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, terá as eleições deste ano para tentar corrigir a injustiça que vem cometendo com o suplente de deputado federal, José Chico. Ele deve recuar de uma fadada candidatura a prefeito, pois seu nome já está fatigado e os próprios liderados não aceitam mais que ele seja candidato e clamam por um novo nome dentro do grupo.

Ronaldo sabe que seu nome, apesar das investidas com incentivos a festas, danças e reuniões antecipando o processo eleitoral, inclusive contra suas próprias regras, já que ele sempre foi o último a dizer que era candidato e todas as outras lideranças corriam atrás dele. Agora, com o processo invertido, ele quem antecipou a corrida atrás de partidos e lideranças, nada tem feito para reverter a fadiga em torno de seu nome.

Foram quatro eleições e 3,5 mandatos, pois não concluiu o último mandato quando, em 2018, abandonou a prefeitura renunciando ao mandato conferido pelo povo, e foi aí que tudo começou a dar errado para Zé Ronaldo. Perdeu a eleição para governador em 2018 para Rui Costa, passou anos alheio a tudo que acontecia de errado na administração trágica de seu sucessor e liderado, Colbert Martins, reapareceu na eleição para prefeito em 2020, onde uniu forças com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o deputado federal Igor Kannário para reeleger Colbert.

O ex-prefeito iniciou uma aparente via-sacra em busca de uma fantasiosa candidatura que não veio. Ele sonhava em ser vice-governador ou senador, ficou com o nada e a decepção ao ser negado pelo seu algoz, ACM Neto. Agora, qual seria a saída, já que também não pode contar com o ex-prefeito de Salvador, pois os próprios liderados (ronaldistas) não aceitam a participação daquele que tirou de seu líder o sonho de uma candidatura?

Qual a saída? Ronaldo deve recuar e corrigir seus erros e injustiças que tenha cometido ao longo de sua carreira com seus apoiadores, pois boa parte de suas vitórias lhes são atribuídas. É o exemplo do suplente de deputado Zé Chico, pois Ronaldo tem falhado com esse brilhante político desde a sua primeira tentativa. Zé Chico, que sempre foi fiel ao grupo ronaldista, viu sua eleição escorrer pelos dedos diante da falta de interesse de seu líder, pois estimulou diversas outras candidaturas dentro de seu grupo, o que deixou o candidato oficial do grupo em campo minado e perdeu a eleição. Na sua segunda tentativa em 2022, Zé Chico foi duramente castigado pelos próprios companheiros de grupo, com as mesmas falhas da primeira. Foram várias candidaturas dentro do grupo, o que terminou com a não eleição do candidato.

Ronaldo é considerado culpado nesse processo, pois poderia ter intervindo positivamente no processo para contribuir com a eleição de Zé Chico e fez ao contrário, permitiu que ronaldistas se lançassem candidatos, o que atrapalhou a eleição de Zé mais uma vez.

Em Feira de Santana, Zé Chico perdeu cerca de 40 mil votos de ronaldistas, por permissibilidade de Ronaldo, que liberou seus correligionários para candidaturas aventureiras e que eram consideradas insignificantes dentro do processo, diante da possibilidade real de fazer um deputado do grupo com a eleição de Zé Chico.

Ronaldo deixou escapar 8.118 votos de Neinha, 14.908 votos de Galeguinho SPA, 6.105 votos de Neto Dez, 3.225 votos de Magno Feuzemburg, 2.902 votos de Isaias de Diogo. Se somasse a votação que Zé Chico teve, 34.540 votos, e a votação que os candidatos de dentro do grupo ronaldista obtiveram só em Feira de Santana, ele teria mais de 70 mil votos e acrescentando a votação de fora, ultrapassaria a casa de 80 mil votos e seria eleito.

Diante disso e por não estar muito bem junto à sociedade feirense, Ronaldo deve recuar e apoiar Zé Chico para prefeito como sendo a renovação política de seu grupo. Na última hipótese, seria o vice na chapa, caso houvesse a teimosia e vaidade de Ronaldo insistir com seu nome para a disputa pela prefeitura. Qualquer coisa que passe disso pode ser considerado como traição de Ronaldo contra Zé Chico.

Compartilhe este artigo