José Raimundo Oliveira dos Santos, também conhecido como Negão de Raça, atua como presidente do Partido Afro Brasilidade no estado da Bahia. Ele assegurou a presidência municipal do partido em Feira de Santana ao empresário e pré-candidato a prefeito para as eleições de 2024, Nelson Roberto, popularmente conhecido como Rei Nelsinho.
“Como presidente estadual do Partido Afro Brasilidade e membro da executiva nacional, confio plenamente a liderança do partido em Feira de Santana ao nosso estimado irmão, Rei Nelsinho”, afirmou Zé Raimundo. Ele expressou convicção de que “Nelsinho, sem sombra de dúvidas, será o próximo prefeito de Feira de Santana, dada sua proximidade, empatia e compromisso com as pessoas simples e humildes. O povo de Feira ama Rei Nelsinho!”
O Partido Afro Brasilidade teve sua origem em Minas Gerais sob a liderança de Weder Bueno, com o propósito de representar e apoiar a população negra, que compõe 55,8% dos brasileiros, segundo o IBGE.
Negão de Raça possui três mandatos como vereador na cidade de Cruz das Almas, já concorreu a eleições para deputado estadual e federal. Atualmente, foi convidado a compor como vice na chapa do atual prefeito da cidade para seu projeto de reeleição. Negão reconhece em Nelsinho qualidades e competência para liderar o partido em Feira de Santana.
“Rei Nelsinho, o Partido Afro Brasilidade confia plenamente em você por reconhecer sua competência e comprometimento”, reiterou Negão de Raça.
Nelson, que anteriormente anunciara filiação a dois partidos, viu suas intenções políticas mudarem devido à influência de líderes tradicionais da cidade. Agora, com o respaldo do Partido Afro Brasilidade, ele finalmente tem um suporte sólido para concorrer à prefeitura de Feira de Santana. Nelsinho se apresenta como o candidato dos excluídos, buscando representar vendedores ambulantes, camelôs, comerciantes, negros e moradores das periferias. “Esse ninguém toma!” diz Nelsinho.
Essa iniciativa política é notável por seu foco na inclusão e representatividade, dando voz às comunidades historicamente marginalizadas. O suporte do Partido Afro Brasilidade à candidatura de Nelsinho promete trazer uma nova dinâmica à política local.