A expectativa era grande por parte dos guardas municipais de Feira de Santana para o anúncio do prefeito Colbert Martins, do MDB, na manhã de sexta-feira (15). Eles acreditavam que o prefeito anunciaria a progressão vertical e horizontal, que está estagnada há oito anos sem que o poder público cumpra a Lei 056/2011. Os agentes protestaram com um demorado coro “Queremos nossa progressão!”.
No entanto, o prefeito apenas utilizou a presença dos guardas para promover sua administração, sem atender às expectativas. Colbert informou apenas que os guardas municipais estariam trabalhando com câmeras e que estariam recebendo armamentos doados pela Guarda da Prefeitura de São Paulo.
O anúncio do prefeito pareceu estranho, pois essas armas já haviam sido entregues há anos, e os Drones anunciados como novos investimentos já estão em uso há bastante tempo, inclusive durante o evento da micareta. Fica a dúvida sobre quais foram, de fato, os benefícios para a guarda municipal.
Ficou evidente que a administração do prefeito Colbert Martins parece mais interessada em criar uma narrativa política do que em efetuar melhorias reais. Isso ficou claro quando, em entrevista à imprensa, Colbert mencionou investimentos em inovação ao falar das câmeras que serão colocadas nas fardas antigas e desgastadas dos guardas. Parece ser mais uma operação de imagem do que um avanço efetivo.
Enfim, o prefeito não anunciou as progressões dos guardas, frustrando qualquer esperança genuína de boa intenção por parte de um governo que descumpre a lei, prejudicando centenas de pais e mães de família.
A Guarda Municipal de Feira de Santana sofre com a desvalorização de seus agentes, baixos salários, falta de fardamento e equipamentos adequados, além da ausência de gratificações e promoções.