Em razão do atraso no repasse dos recursos necessários para manter a execução de procedimentos médicos através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana suspendeu a realização de cirurgias oncológicas na boca, laringe e faringe. A informação é do vereador Silvio Dias (PT), que, na sessão desta quarta-feira (29), na Câmara, chamou atenção da Prefeitura Municipal para urgência no repasse das verbas a esta instituição filantrópica.
Sobre o tema, o vereador Professor Ivamberg (PT) disse que os recursos repassados pelo Município à Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa – são oriundos do Governo Federal. Segundo o parlamentar, a Prefeitura recebeu, neste ano, R$ 5 milhões para o aporte do tratamento oncológico. No entanto, ele diz, não houve repasse à entidade filantrópica.
Dentista por formação, ele alerta que este atraso e a consequente suspensão dos procedimentos cirúrgicos colocam em risco a vida dos pacientes: “Com a suspensão desse atendimento em Feira, os pacientes estão sendo encaminhados para Salvador. Sem condições de irem para Salvador, eles podem acabar morrendo porque o câncer avança muito rápido”.
Ascom