Um equipamento de Inteligência Artificial será utilizado, de forma inédita, na realização de exames durante o Mutirão de Atendimento a Pacientes Diabéticos que acontece próximo sábado (18), das 7 às 11 horas, em Feira de Santana. O objetivo da campanha é examinar pacientes diabéticos e pessoas suspeitas de estarem acometidas pela doença.
O uso da nova tecnologia foi divulgado hoje (14), na Câmara, pelo oftalmologista Hermelino de Oliveira Neto. Coordenador da campanha, ele usou a Tribuna Livre do Legislativo para divulgar a iniciativa, liderada pelo Hospital de Olhos (CLIHON), com apoio do Centro de Atenção ao Diabético, da Universidade Estadual de Feira de Santana e do Centro Universitário de Excelência (Unex).
“A presença de um equipamento de Inteligência Artificial vai ampliar a possibilidade de prevenção contra a cegueira nas pessoas portadoras de diabetes, que compareçam para serem avaliadas”, disse o médico. Falando em nome de uma congregação, formada por vários profissionais da saúde, o oftalmologista advertiu que esta doença acomete uma em cada 11 pessoas que vivem em Feira de Santana.
“Estima-se que tenhamos entre 50 mil a 100 mil pessoas com diabetes na cidade. Por isso, estaremos com vários profissionais examinando quem já tem a doença ou esteja sob suspeita deste diagnóstico”. O médico acrescentou que a doença não tem cura e há expectativa de aumento nos próximos anos: em 2030, 340 milhões de pessoas e em 2050, mais de 500 milhões.
Ascom