Publicidade
Publicidade

Afastamento de Pedro Américo da Prefeitura sinaliza afastamento de Pablo Roberto do grupo de Colbert e Zé Ronaldo

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura
Vereador Pedro Américo

Titular da secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana, Pedro Américo, indicado ao posto pelo deputado estadual Pablo Roberto, pré-candidato do PSDB à Prefeitura do município, vai deixar o cargo nas próximas horas. O movimento será mais um a marcar o afastamento do tucano do grupo do prefeito Colbert Martins (MDB) e do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (União).

Américo é vereador licenciado e muito ligado a Pablo Roberto, cuja candidatura, já avisou, é irreversível, mesmo que José Ronaldo concorra ao Executivo municipal em 2024. Até aqui, o parlamentar tem tido o respaldo do PSDB. A saída do secretário teria sido solicitada pelo próprio deputado como um sinal de insatisfação com o grupo ao qual pertence, liderado na Bahia pelo ex-prefeito ACM Neto (União).

Na semana passada, Pablo Roberto teve uma reunião com o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, quando foi encaminhado uma espécie de pré-acordo no sentido de apoio mútuo no segundo turno, conforme apurou o Política Livre.

O entendimento é que o tucano poderia receber o respaldo dos emedebistas e até, por extenção, da própria base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) num cenário hipotético em que avance para o segundo turno contra um outro quadro da oposição, como o próprio José Ronaldo.

Em contrapartida, caso o candidato de Jerônimo avance para o segundo turno num cenário hipotético em que Pablo Roberto não esteja, o tucano poderia apoiar o postulante governista. Por isso, o deputado não deve, na campanha, promover ataques ao PT e já aliviou nas críticas ao governo do Estado – ele costumava ser mais ácido no discurso na Assembleia, principalmente na área da segurança pública.

Atualmente, o PT tem como pré-candidato em Feira o deputado federal José Neto (PT). O MDB trabalha com o nome da vereadora Lu de Ronny. Como Feira, segundo maior município do Estado, é governada pela oposição, Jerônimo quer a unidade da base na disputa, o que dificulta um eventual apoio dos emedebistas a Pablo Roberto no primeiro turno. ACM Neto também deseja o mesmo do lado oposicionista.

Fonte Política Livre

Compartilhe este artigo