Publicidade
Publicidade

Projeto de autoria do deputado Zé Neto é aprovado no Senado e segue para Sansão do presidente Lula

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

Projeto de autoria do deputado federal José Neto PT, que reconhece o Forró como Manifestação da Cultura Nacional foi aprovado no Senado e agora segue para Sansão do presidente da República.

O projeto de lei torna o gênero musical, que é símbolo do Nordeste, em bem imaterial com reconhecimento oficial na condição de manifestação da cultura nacional. 

“O nosso Forró nasceu a partir da mistura de ritmos tradicionais da região Nordeste, como Baião, Xaxado e Xote, e que ganhou popularidade a partir do sucesso do músico pernambucano Luiz Gonzaga, na década de 1940. Foi nesse período que Gonzagão compôs “Asa Branca”, em parceria com Humberto Teixeira. A canção icônica já foi chamada de “Hino do Nordeste”.

Vale salientar que o Forró é uma importante expressão artística e cultural nordestina, que desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira jóia da nossa cultura brasileira, com importante viés social e econômico. Em que pese a importância dos eventos relacionados com o Forró nas suas muitas as atividades profissionais que são abastecidas e valorizadas através da geração de emprego e renda. Com sua mistura única de ritmos, histórias e melodias, o Forró conquistou corações no Brasil e pelo mundo afora”, disse Neto.

Com informações da Ascom

Compartilhe este artigo