Publicidade
Publicidade

Dia do fisioterapeuta: como o profissional pode ajudar no alívio de dores causadas pelo dia a dia

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

Ao longo da vida, o corpo sofre alguns desgastes naturais, e com isso as doenças que acometem os ossos e também os músculos, podem aparecer. A má postura, a prática de atividades físicas de forma errada e movimentos bruscos podem também causar desconfortos e dores intensas. Nesta sexta, 13 de outubro, é celebrado o dia do Fisioterapeuta, profissional que atua na promoção e prevenção de saúde, bem como na reabilitação funcional, que tem como objetivo desempenhar um papel importante no alívio de dores, alterações musculoesqueléticas, osteomioarticulares e posturais.

De acordo com Matheus Maciel Pauferro, Fisioterapeuta Mestre em Saúde Coletiva, a Fisioterapia é uma área da saúde que utiliza uma variedade de técnicas e abordagens para ajudar a aliviar a dor, melhorar a função e prevenir futuros problemas. Ele ressalta que a primeira maneira pela qual a Fisioterapia pode auxiliar no alívio de dores do dia a dia, como a dor nas costas, é a pessoa passar por uma avaliação fisioterapêutica detalhada para determinar a causa da dor.

“Após avaliação, o fisioterapeuta irá prescrever exercícios específicos voltados para o fortalecimento muscular, mobilidade articular, flexibilidade muscular e correção postural, ajudando a estabilizar a coluna vertebral e reduzir a dor. Vale ressaltar que orientações quanto a ajustes ergonômicos no trabalho ou em casa ajudam a reduzir o estresse na coluna vertebral prevenindo recorrências de dores nas costas. Buscar sempre uma postura adequada na realização de tarefas do dia a dia é o sucesso de não ter dores nas costas, bem como seguir hábitos de vida saudáveis, atividade física regular e técnicas de relaxamento, é fundamental”, explicou.

O fisioterapeuta também lembrou que a abordagem da Fisioterapia pode variar de acordo com a causa e a gravidade da dor nas costas e que o tratamento é geralmente personalizado para atender às necessidades individuais do paciente. Sendo então de grande importância a consulta a um profissional para uma avaliação adequada.

“O que pode parecer uma dor ‘normal’ nas costas pode, na verdade, ser um sintoma de um problema mais sério. Um fisioterapeuta pode desenvolver um plano de tratamento adequado para aliviar a dor e prevenir a recorrência, evitando assim complicações futuras. Dores nas costas podem ser debilitantes e afetar negativamente a qualidade de vida. A identificação da causa da dor e o acompanhamento individualizado são essenciais para fornecer cuidados de saúde, aliviar o sofrimento do paciente e prevenir complicações. Cada paciente é único, e abordar sua condição de maneira personalizada é fundamental para obter os melhores resultados”, afirmou Matheus Maciel Pauferro, que também é coordenador do curso de Fisioterapia da Estácio Feira de Santana.

Ascom

Compartilhe este artigo