A ex-secretária de Educação do Município, Lélia Vítor Fernandes, escritora e pesquisadora da história de personagens dos mais diversos segmentos em Feira de Santana, e o diretor da Escola Cívico-Militar 15 de Novembro, nesta cidade, Marcelo Daltro Martins, foram homenageados pela Câmara, ontem (24) – receberam a Medalha Princesa do Sertão e o título de Cidadão Feirense, respectivamente. O vereador Lulinha é o autor da iniciativa de reconhecimento do Legislativo aos dois professores. A sessão solene foi conduzida pela presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB).
Professora Lélia, que preside a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, é licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Compositora, poeta, memorialista, teatróloga, ela também é palestrante, filatelista, numismata, documentarista e ativista cultural. A Câmara já lhe havia homenageado com a Medalha Maria Quitéria e com comendas Maria Quitéria e Áureo Filho. Seu objetivo, segundo diz, é “contribuir para que a nossa Princesa do Sertão se torne a rainha do Nordeste”.
Natural de Coração de Maria e novo cidadão feirense, o professor Marcelo Augusto Daltro Martins desenvolve atividades no magistério há 28 anos. Já atuou como coordenador pedagógico, supervisor escolar, chefe de departamento de ensino e técnico em prestação de contas. Atualmente, dirige a Escola Municipal Cívico-Militar Quinze de Novembro, no distrito Jaíba, onde desenvolve atividades e projetos sociais que conectam a comunidade escolar aos moradores da região. Em 2021, a escola foi certificada como Unidade de Ensino de Destaque pelo Ministério da Educação. Emocionado com a honraria, ele afirma: “nasci no Coração de Maria e hoje sou acolhido nos braços de Sant’Anna”.
Ascom