Publicidade
Publicidade

Hospital de Salvador realiza cirurgia robótica gratuita de câncer de pênis em pacientes da rede pública

Osvaldo Cruz
5 Min Leitura

A equipe de urologia do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), coordenada pelo médico Nilo Jorge Leão, realizou, neste mês de julho, três cirurgias totalmente robóticas em pacientes da rede pública baiana para a retirada de linfonodos inguinais no tratamento do câncer de pênis. Este é um procedimento minimamente invasivo e pioneiro no Brasil. Idealizado por Nilo, os procedimentos foram realizados graças a uma parceria entre a Rede Mater Dei e o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).

Apesar de ser mais raro em países desenvolvidos, o câncer de pênis ainda apresenta números preocupantes nos países em desenvolvimento. No Brasil, apenas em 2022, foram mais de 1.930 casos registrados da doença – sendo que, destes casos, 25% precisaram passar pela de amputação do órgão. Os principais fatores que colaboram com os altos índices do tumor são: higienização íntima inadequada, casos de fimose e infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

“O câncer de pênis, quando invasivo ou agressivo, costuma se disseminar, provocando metástase no tecido linfático e nos gânglios que ficam dentro da coxa, uma região muito difícil de acessar cirurgicamente. A cirurgia convencional para a remoção desses gânglios pode provocar complicações graves, como infecções, necrose da pele e trombose. A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo e que apresenta uma maior segurança para o paciente”, afirma Nilo Jorge Leão, coordenador da equipe de Urologia do Hospital Mater Dei Salvador. Leão também foi o coordenador da equipe que realizou as duas primeiras cirurgias totalmente robóticas no tratamento do câncer de pênis na Bahia, no último mês de março, para dois pacientes da rede privada do HMDS.

A cirurgia robótica atualmente não está disponível no SUS e nem na Agência Nacional de Saúde (ANS) – regulamentadora dos planos de saúde no Brasil. Os procedimentos realizados com a ajuda de robôs apresentam uma menor taxa de sangramentos, menor dor no pós-operatório, maior precisão, recuperação mais rápida, além de reduzir os números de complicações pós-cirúrgicas, como o desenvolvimento de linfedemas.

Segundo o especialista, os procedimentos realizados totalmente com o apoio de robôs ainda são raros no país, com trabalhos semelhantes sendo executados também em estados como o Maranhão e São Paulo, apresentando a experiência da urologia nacional diante do cenário mundial. “Realizamos esses três procedimentos com o apoio da Rede Mater Dei em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma cirurgia extremamente rara e que faz parte de um trabalho científico que estamos escrevendo. Isso coloca a equipe de urologia do Mater Dei Salvador como uma das mais experientes no tratamento auxiliado por robô no câncer de próstata”, define o médico.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma rede de saúde completa, com 43 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec

Goiás: Hospital Mater Dei Premium Goiânia

Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias

Informações da Ascom

Compartilhe este artigo