O absurdo acontece na cidade de Tanquinho onde o governo mantém correndo a céu aberto e por dentro das residências o esgoto de boa parte do município. A denúncia foi apresentada pelo vereador Gévazio Macário Santos (Bigú), através de vídeos. Uma grande fossa foi construída em um terreno particular para receber os descartes do esgoto, mas, transbordou dado a demanda. O governo comete crime contra o meio ambiente. É crime ambiental causar poluição por meio de lançamento de resíduos, em níveis que possam resultar danos à saúde humana e provocar mortandade de animais ou a destruição significativa da flora prevista na Lei 9.605/98.
Nos vídeos, é possível ver um rio negro escorrendo, passando por uma área de terra particular e é alimentado por córregos que passam por dentro dos quintais dos moradores da Rua Antéro Moreira bem na entrada da cidade.
“Tive a oportunidade de assistir a live dos ‘800 dias de transformação’ feita pelo governo municipal e pude ouvir uma colega dizer que para se vê a transformação, bastava andar pela cidade e graças a Deus tive a oportunidade de saí rodando o nosso município vendo os quatro cantos da nossa cidade e me deparei com esse famoso fossão da gestão da igualdade, foi o governo da igualdade que fez esse fossão aqui, que é a sua maior obra. Todos sabem que é a obra do governo da igualdade!”, disse o vereador.
Os moradores se queixam do mau cheiro e que todos estão doentes, inclusive as crianças da localidade.
O crime ambiental de poluição do art. 54, § 2º, inciso V, da Lei n. 9.605/98, independe da ocorrência de dano para a sua configuração, não se exigindo a realização de prova pericial para atestar o dano ao meio ambiente ou à saúde humana.
Assista os vídeos da denúncia do vereador que apontam que o prefeito comete crime ambiental.