As novas placas do Mercosul apenas mostra o país de origem do carro, mas saiba que tem como reconhecer a cidade de onde eles vêm.
Há algum tempo, as informações presentes na placa de carros no Brasil foram alteradas. Entretanto, com as mudanças surgiu uma enorme dificuldade em identificar a cidade de onde os veículos vêm, o que impossibilitava, por exemplo, a investigação de multas ou de teor criminal.
O que mudou com a alteração para placa Mercosul?
Atualmente, no Brasil, as placas dos veículos estão integradas às dos automóveis originários dos países pertencentes ao Mercosul. A medida, na verdade, foi lentamente implementada em todos os países membros do bloco desde 2016, com o objetivo de estabelecer um padrão para as placas de identificação. Isso deveria facilitar a segurança no trânsito e circulação nos países vizinhos.
Dito isso, as placas antigas do país passaram por mudanças significativas. Antigamente, uma das informações que constava nas placas era justamente a cidade e o estado de onde ele vinha, o que facilitava bastante a identificação. Esse dado mudou em 2018, quando criou-se um sistema novo de Placas de Identificação de Veículos (PIV), o que fez com que a informação fosse descartada dos novos modelos.
Como descobrir a cidade de origem do veículo?
Para realizar o reconhecimento das placas tanto do Brasil quanto de qualquer outro país, desde que seja padrão Mercosul, basta utilizar um aplicativo do Governo Federal chamado Sinesp Cidadão (Android: https://bityli.com/sRxV1 ou iOS: https://bityli.com/dT3wJ).
Basicamente, é um aplicativo vinculado às Informações de Segurança Pública e à Placa de Identificação Veicular (PIV), concedendo acesso às informações totais de um veículo. Para identificar a origem do automóvel, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Baixe o app e acesse-o com seu registro do Gov.br;
- Em seguida, é só pesquisar o número da placa na busca.
Depois de preencher todos os dados da placa, é possível obter as informações completas sobre o veículo. Aliás, os dados disponíveis não correspondem somente à cidade de origem, mas também aos mandados de apreensão e restrição que podem haver, desaparecimentos e alertas de roubo e furto.
Dessa forma, caso você precise saber mais sobre algum automóvel em específico, basta ter esse app no seu smartphone e consultá-lo sempre que precisar. De outro modo fica impossível descobrir informações básicas, como é o caso da cidade e do estado em que o motorista.
Com informações do Pronatec