A estudante do ensino médio Melissa Franco, 16 anos, fez parte do Projeto Guarda Mirim de Marituba em 2022 Apesar de se considerar uma adolescente responsável, ela destaca que teve muito progresso em sua vida estudantil e na relação com sua família após a participação no projeto.
O “Guarda Mirim” é voltado à prevenção e redução da violência e criminalidade no município, proporcionando a crianças e adolescentes, ações socioeducativas para a promoção da cidadania.
“A Melissa se desenvolveu muito depois da experiência da Guarda Mirim. A vontade de aprender e sua relação com as pessoas melhoraram. Como mãe eu só tenho orgulho”, ressaltou Merizane.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Janderson Viana, destaca que 2022 foi um ano de muitas conquistas para a segurança pública em Marituba. “Tivemos a entrega da nossa sede, efetivação da Ouvidoria e da Corregedoria da Guarda Municipal, além de termos investido na prevenção e no desenvolvimento de uma cultura de paz através da Guarda Mirim”, comentou o titular da Sesped.
A mesma opinião tem a sua mãe, a professora Merizane Gomes, 34 anos, que viu no projeto uma oportunidade a mais para sua filha.
Guarda Civil Municipal – Hoje a corporação da Guarda Civil Municipal conta com 75 agentes tendo realizado mais de 400 operações em parceria com o Governo do Estado, que também investiu no aparelhamento da corporação.
Entre estes equipamentos estão rádios, computadores, coletes balísticos, viatura Pró-Mulher, smartphones e uma lancha para o patrulhamento fluvial.
Embarcações, Piloto de Aeronaves, Manutenção de Armamentos, Táticas de Abordagens e Imobilizações e Táticas de Defesa Pessoal.
Ao todo foram investimentos para que a população conte com maior qualidade de vida e para que todos possam desfrutar de um bom ambiente social através da Segurança Pública, da preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio no município.
Prefeitura de Marituba
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito