Recluso desde o resultado das eleções, o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu a visita, nesta quarta-feira (9), dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações) e Célio Faria (Secretaria de Governo).
O encontro ocorreu durante a manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. A reunião não consta na agenda oficial, que lista apenas um único compromisso, às 15h, com o subchefe de assuntos jurídicos, Renato de Lima França.
A visita dos ministros ocorre no mesmo dia em que o Ministério da Defesa apresentará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pelas Forças Armadas.
Para as eleições deste ano, o TSE convidou as Forças Armadas a compor a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), um colegiado externo com o objetivo de coletar sugestões para aprimorar o processo eleitoral. Além dos militares, participaram membros da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de órgãos públicos e da sociedade civil.
Desde que passou a atuar na CTE, a Defesa fez vários questionamentos ao TSE e levantou dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas, apesar de os equipamentos passarem por diversas etapas de preparação e fiscalização, tanto interna quanto externa. Como mostrou o R7, as indagações feitas pelos militares foram as primeiras em 26 anos de urna no Brasil.
Após o primeiro turno das eleições, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou que o Ministério da Defesa apresentasse eventual relatório de apuração paralela da votação feita pelos militares.