NoO Banco Central está desenvolvendo uma ferramenta que promete revolucionar o Real. Trata-se do “Real digital”, e é exatamente o que parece.
Segundo o BC, o Real digital terá o mesmo valor da nota física comum e vai ter como objetivo o incentivo à inovação, o aumento da concorrência no ambiente digital e uma maior dificuldade para efetuação de crimes, como lavagem de dinheiro.
A moeda digital é uma iniciativa que vem sendo estudada por bancos ao redor do mundo todo. Segundo o próprio Banco Central:
“A maior parte dos países vê nas CBDCs o potencial de melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e de promover a competição e a inclusão financeira para a população ainda inadequadamente atendida por serviços bancários”.
O que é o Lift Challenge Real Digital do Banco Central?
O Lift Challenge é uma proposta do Lift Lab — ecossistema de tecnologia do Banco Central, que busca inovações para o Sistema Financeiro Nacional. É um desafio que busca empreendimentos relativos ao tema do Real digital com o propósito de desenvolver um produto minimamente viável (MVP).
Em outras palavras, o Lift Challenge está atrás de empresas com potencial para colocar em prática a ideia da moeda digital.
As propostas selecionadas foram da Aave, Santander, Itaú Unibanco, Mercado Bitcoin, Febraban, TecBan, VERT, Giesecke + Devrient e Visa do Brasil. Cada uma dessas empresas trouxe diferentes propostas que estão em processo de sair do papel.
Fonte Seu Crédito