Publicidade
Publicidade

Bolsonaro critica suspensão de inquérito e diz que Moraes é o vice de Lula

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou hoje o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, por suspender as investigações da PF (Polícia Federal) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra os institutos de pesquisa.

“Começou aí o Cade e a Polícia Federal a investigar instituto de pesquisas. O que ele [Moraes] fez? Não pode investigar. Ou seja, os institutos vão continuar mentindo, e nessas mentiras quantos votos ele arrasta para o outro lado?”, questionou ele em entrevista a um grupo de podcasts e canais de YouTube sobre futebol.

O candidato à reeleição subiu o tom ao afirmar que o ministro do STF seria o candidato a vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT), e não o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). “Você [Alexandre de Moraes] foi secretário de Segurança do Alckmin em São Paulo, o Alckmin governador. Nós sabemos para quem advogava no passado. Na verdade, não é o Alckmin e o Lula, é o Alexandre de Moraes e o Lula. Essa que é a verdade”, declarou.

 

TSE suspende investigações Na noite de ontem, Moraes suspendeu as investigações contra os institutos de pesquisas, por considerar que nem a PF, nem o Cade teriam competência para apurar o caso. Na decisão, o ministro diz que as investigações do Cade e da PF “parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desde o resultado do primeiro turno, o presidente e seus aliados têm atacado os institutos de pesquisa. Para Moraes, se isso se confirmar, as condutas podem caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder. A Polícia Federal abriu nesta quinta-feira (13) a investigação formal sobre os institutos de pesquisa eleitoral.

Fonte UOL

Compartilhe este artigo