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Especialista explica o que é Marketing Olfativo e como ele pode gerar benefícios para sua empresa

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

Despertar sensações e ser lembrado através do cheiro. Esse é um dos objetivos do Marketing Olfativo, que busca atrair todos os sentidos para uma marca ou experiência de produto. A especialista em Marketing Olfativo Claudia Caribé, destaca que nossos sentidos desempenham um papel vital e complexo na formação de nossos pensamentos, impressões e comportamentos e que ao atingir os sentidos, as marcas estabelecem uma conexão emocional mais forte e duradoura com seus consumidores. 

 

“A identidade da marca é hoje mais crítica do que nunca, à medida que empresas e produtos competem pela atenção do consumidor em uma variedade cada vez maior de canais. E o Marketing Olfativo, que já é amplamente difundido nos mais diversos segmentos, tem ganhado representatividade em todo o mundo. A medida que as compras on-line disparam, torna-se ainda mais importante que a marca se torne memorável para o cliente”, destacou.

 

Entre os benefícios do Marketing Olfativo para o empreendedor, Claudia destaca o aumento nas vendas, melhor posicionamento da marca, além de uma melhor percepção de qualidade do produto. Mas ela alerta que é preciso ser feito um estudo e um trabalho na construção desse aroma.

 

“Estudos comprovam que com o Marketing Olfativo ocorre aumento nas vendas de 5 a 10%. Quando há vínculo da marca com um cheiro específico, melhora o posicionamento e experiência do cliente. Estudos dizem que 82% dos consumidores passariam mais tempo em um lugar agradável e perfumado, assim as fragrâncias influenciam na percepção da qualidade do seu produto”, informou a especialista.

 

Claudia explica que as fragrâncias para cada marca são escolhidas através de uma seleção de perguntas feitas pelo profissional ao interessado para chegar a um consenso coerente de decisões como, ambiente, produto, gostos pessoais e principalmente, sentimentos.

 

“Através dessa estratégia será desenvolvida a fragrância exclusiva por uma equipe de profissionais e principalmente por um perfumista. O cliente vai receber amostras para experimentar junto comigo e assim ter a decisão final”.

 

*Cases de sucesso*

 

E engana-se quem pensa que o Marketing Olfativo é novidade. Grandes marcas nacionais e internacionais já utilizam essa estratégia e com certeza você já foi afetado por ela sem nem mesmo perceber.

 

Das marcas que tiveram cases de sucesso, podemos citar a Melissa, Mmartan, Osklen, Chilli Beans e a Ford. Essa última, por exemplo, desenvolveu uma fragrância para colocar em seus carros ainda na montadora. Esse é o aroma que ficou famoso no popular como “cheiro de carro novo”.

“Com Marketing Olfativo, estimulamos a memória sensorial do nosso cliente, gerando além de um vínculo de afeto, também um incentivo de compra”, destacou a especialista Claudia Caribé. No perfil do Instagram @claudiacaribearomas você pode acompanhar muitas outras novidades sobre o Marketing Olfativo.

Ascom

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