Em breve coletiva antes da cerimônia do plenário, o presidente Adolfo Menezes rememorou que os parlamentares cumpriram com seus deveres em 2021, zerando a pauta ao atuar de forma suprapartidária para beneficiar todos os baianos, apreciando projetos de apoio ao combate à pandemia. Ele lamentou o recrudescimento do vírus em um momento em que a Casa se preparava para o retorno presencial de forma mais predominante.
“Eu fico um pouco triste porque todos nós esperávamos, já agora em 2022, voltar de uma forma normal. O plenário está funcionando de forma mista, mas já havia mais a participação presencial. Em virtude dessa nova variante ômicron, pelo alto índice de contaminação – graças a Deus com risco de morte menor em relação ao ano de 2021, devido às vacinas – vamos ter que pisar ainda um pouco no freio”, observou o presidente, relatando, infelizmente, o afastamento de muitos funcionários no período por contaminação.
Adolfo Menezes defendeu que o momento é de extrema cautela e a menor agressividade da cepa atual não autoriza a ninguém a baixar a guarda: “O Parlamento baiano vai continuar adotando as medidas necessárias à contenção do avanço da pandemia entre seus quadros de servidores e colaboradores, assim como os parlamentares, enquanto a emergência perdurar”.
A expetativa do ano legislativo é muito positiva para o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), que prevê a manutenção da agenda de aprovação de medidas que auxiliam no combate ao coronavírus e suas consequências econômicas e sociais. Para o petista, o planejamento de ações que o governador apresenta está em consonância com o orçamento aprovado pela ALBA.
Para o líder da bancada da oposição, deputado Sandro Régis (DEM), a expectativa é que a Casa possa continuar dando sua contribuição para a sociedade baiana, discutindo temas fundamentais para melhorar a vida da população. “Sabemos que 2022 é ano eleitoral, mas, ainda assim, vamos trabalhar para garantir a produtividade, principalmente porque ainda enfrentamos a pandemia. O debate eleitoral será travado no momento certo. Nossa bancada está empenhada em continuar propondo, com muita responsabilidade, um debate aprofundado sobre os problemas do nosso Estado e discutindo soluções para melhorar a vida das pessoas”, assinalou o democrata.
Ascom/Alba