A Pandemia segue seu curso de altos e baixos e os políticos não apresentam novidades o que favorece para a permanência de quem já está no poder continuar. A Bahia segue nesta linha, os velhos políticos são os mesmos, as mesmas práticas e contam com a pouca capacidade de memória da população.
No entanto, é bom frisar que a Pandemia serviu para acordar a população e aqueles políticos que não apresentam nada de novidade vão ficando para trás. Os políticos baianos apostam na mesma prática que vinha lhes mantendo no topo até que a Covid veio para tirá-los da linha de conforto. Enquanto ACM Neto e Zé Ronaldo vão dando adeus, João Roma apresenta risos largos, pois é quem cresce.
ACM Neto une-se a outro político arcaico de velhas práticas do pão e festa e segue espalhando vãs palavras ao vento numa tentativa desesperada de encontrar aquém lhes dê ouvidos ou acredite nas promessas.
O velho truque da liderança nas pesquisas que já não engana mais ninguém, parece encher os olhos do minúsculo grupo comandado por Neto. Basta vê o histórico das últimas eleições no Estado e na União, onde todos que partiram na frente nas pesquisas mergulharam num terrível pesadelo.
No Estado da Bahia não há clima de mudança, a população está na espectativa do debelar da Pandemia e as energias são canalizadas para esse fim, se saí melhor quem tem ações neste sentido. Na Bahia o grupo que está de fora do poder não tem apresentado nenhuma alternativa e não cria circunstâncias que leve ao menos a população refletir sobre mudanças.
ACM Neto e Zé Ronaldo se vê esmagado em duas vertentes políticas, de um lado o avanço de uma campanha forte no intuito do retorno de Lula no senário político com possibilidade de disputar eleição para presidente e do outro uma união forte e coesa no sentido de manter Jair Bolsonaro no poder impedindo o retorno da esquerda ao controle do país.
ACM Neto e Zé Ronaldo representa o que mesmo? Rui e Wágner representa a permanecia da esquerda no poder no Estado e o retorno de Lula ao governo federal, do outro lado o Ministro João Roma representa o novo estilo e vem de uma ascensão meteórica também representa a permanência da direita no poder (Bolsonaro).
Por mais que busque, não há razão para sequer refletir sobre a possibilidade de que ACM Neto e Zé Ronaldo represente qualquer tipo de mudança, ao seu lado nem um candidato a presidente tem ou ainda uma ideia que leve ao entendimento de que eles representem qualquer coisa, absolutamente nada! há um vácuo ao redor dos dois políticos de expressões locais.
Ao comparar ACM Neto e Zé Ronaldo na história, podíamos encontrar dois personagens do tipo coronéis de calças curtas’ donos de pequenas fazendas e que dominam pequenos territórios sem expressão nacional.
Ainda não será dessa vez que ACM Neto ascenda a alguma coisa e sem força, não tem energia para elevar Zé Ronaldo a nenhum cargo de expressão. Neto precisa voltar ao senário nacional, para quem sabe retornar aos holofotes e só depois pode pensar em alçar algum vôo.
Com a atual conjuntura política país e no estado da Bahia e sem apresentar qualquer novidade, ACM Neto e Zé Ronaldo só vão pagar vexame.