Publicidade
Publicidade

Bolsonaro participa de enterro da mãe no interior de SP

Osvaldo Cruz
4 Min Leitura

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na tarde desta sexta-feira (21), do enterro da sua mãe, Olinda Bolsonaro, 94, em Eldorado, no interior paulista.

Antes, esteve no velório e chegou a chorar no caminho ao cemitério.

Bolsonaro antecipou seu retorno do exterior e viajou a São Paulo após a morte de Olinda, anunciada durante a madrugada.

O presidente voltou de viagem oficial ao Suriname, em uma agenda voltada para cooperação na área de energia. Havia previsão de uma visita da comitiva presidencial à Guiana nesta sexta-feira, mas ele antecipou seu retorno ao Brasil.

“Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu Bolsonaro, em suas redes sociais.

Vestindo uma jaqueta preta, Bolsonaro chegou a Eldorado por volta das 15h, e 20 minutos depois entrou no salão paroquial onde a mãe era velada. Também participaram do evento de despedida dois filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan. A primeira-dama Michelle também acompanhou o presidente durante todo o evento.

Olinda foi velada no salão paroquial da igreja católica da cidade, um local amplo, com móveis simples e cadeiras de ferro para os convidados. Ao lado de seu caixão, coroas de flores registravam a saudade de familiares.

Antes da chegada do presidente, amigos da família se revezavam no local. Depois, algumas dezenas de pessoas se aglomeram do lado de fora, na praça principal de Eldorado.

Nas redes sociais, o presidente postou um vídeo do último encontro com Olinda, em que conversava com a mãe e falou sobre a infância. Ele também fez outro post com fotos dos pais com ele, na infância e depois na vida adulta.

No ano passado, a mãe de Bolsonaro chegou a ser assunto de live do presidente, na época em que ela tomou a vacina contra o coronavírus.

Em março, ela recebeu a segunda dose da vacina Coronavac. Rival de Bolsonaro, o governador João Doria (PSDB) comemorou.

“Quero registrar minha alegria com a notícia de que Olinda Bolsonaro acaba de receber a segunda dose da vacina do Butantan, a Coronavac, em Eldorado. A senhora está salva com a vacina do Butantan. A senhora deu um exemplo de amor à vida.”

Bolsonaro chegou a dizer em uma live que sua mãe recebeu o imunizante de Oxford/Astrazeneca. No vídeo, ele mostrou um papel rasgado que seria a reprodução do cartão de vacina da mãe e disse que a vacinação foi usada para fazer “politicagem”.

“O cara [enfermeiro] vacinou minha mãe e foi embora. Duas horas depois o cara volta lá todo apavorado, chama lá a pessoa que acompanha minha mãe, pega o cartão de vacina dela, que é este aqui e rasga. E entrega para minha mãe o cartão escrito embaixo ‘Butantan”, disse o presidente.

Depois do relato de Bolsonaro, a Prefeitura de Eldorado informou que abriu uma sindicância administrativa para apurar se houve erro ou mudança no cartão de vacinação.

Notícias ao Minuto

Compartilhe este artigo