Publicidade
Publicidade

Colbert Martins cobra do MDB o que nunca deu e passa batido “Atenção”

Osvaldo Cruz
8 Min Leitura

Questionado sobre a possibilidade do MDB apoiar o candidato do PT nas eleições de 2022 para governador da Bahia, o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins, arrota presunção como se ele decidisse pelo partido ou se tivesse tamanha importância.  Não precisa ir muito longe para lembrar que o prefeito não tem nenhuma moral para emparedar o diretório do MDB estadual.

Embriagado de vaidade, por ser o prefeito da segunda maior cidade do Estado, Colbert alegou que parte do MDB estaria conversando com Rui Costa PT, mas, é bom lembrar ao alcaide, que essa mesma ‘parte’ está também conversando com ACM Neto e outros, pois, o momento é de conversar ou já esqueceu como é que se faz política? Aliás, Colbert não sabe o que é diálogo, pois, nos últimos tempos, não tem praticado esse importante mecanismo democrático, pois, nem com os vereadores do MDB da cidade ele tem conversado, tanto que até um destituído diretório temporário quis expulsar os veredores que de fato representam a sigla, pois foram eleitos e os ajudaram a elege-lo e em troca do esforço, tiveram as portas fechadas do governo e ainda ameaça de perda do mandato caso continuassem apoiando uma CPI na Câmara Municipal.

A audácia do prefeito de Feira é tamanha a ponto de esquecer que ele abandonou o MDB. Retroagindo às eleições de 2018, vê-se o descalabro do partido, quando abandonou a sigla e não  apoiou o candidato proposto para governador, João Santana (apoiou o candidato do DEM). Ainda em 2018, Colbert sentado na cadeira de prefeito da segunda maior cidade da Bahia, como ele mesmo faz questão de frisar, não foi capaz de lançar nenhum candidato a deputado estadual e nem a federal e o pior não ajudou a nenhum dos candidatos do partido na época.  Lúcio Vieira que com vida própria contou apenas com o apoio da vereadora Neinha Bastos.

Hoje, Colbert cobra atenção do MDB por ser prefeito de Feira de Santana e quer ser consultado, opinar  e impor que o MDB apoie ACM Neto, mas, onde estava  Colbert nas eleições de 2018 que não mostrou essa ‘cuspida’ de arrogância e mostrou sua força? Se não vejamos, as pífias votações dos candidatos do MDB em Feira  nas eleições de 2018, tendo no comando da prefeitura o prefeito do MDB. Para presidente Henrique Meireles MDB, obteve em Feira de Santana 1.916 votos; João Santana, para governador obteve 1.015; Para senador, Jorge Viana, obteve 2.132 votos;  Para deputado federal, Lúcio Vieira Lima, obteve 1.189 votos; Ana Rita, obteve 707 votos; Para deputado estadual, Kátia Cerqueira, obteve 251 votos. Diante dos números, precisa dizer mais alguma coisa sobre a importância que Colbert deu aos companheiros do MDB ou precisa desenhar?

O diretório estadual e nacional precisam identificar em Feira de Santana qual MDB devem satisfação, o MDB de Colbert que usa a sigla a seu bel-prazer (ou seja, quando é de conveniência) ou o MDB representado pelos quatro vereadores que são quem de fato tem a representatividade nas urnas.

A análise seguinte não deve ser levada em conta, pois os votos para senador, deputado estadual e federal, governador e presidente podem ser repetidos ou seja: quem vota em deputado federal pode também votar para estadual,  senador, governador e presidente. Mas, serve apenas para fazer um parâmetro entre a liderança de Colbert e a dos quatro veredores.

Quando colocamos  Colbert  na condição de líder absoluto e que deveria ser o responsável pela votação do companheiro de partido, encontramos um resultado indignante.  Juntando os votos de todos os candidatos nesta matéria citados somam 7.210 votos, já na eleição municipal onde cada um é responsável  pela busca do seu voto, os quatro veredores representam 16.566 votos, apresentando uma diferença de quase 10 mil votos de diferença.  A triste realidade apresentada, revela qual MDB os diretórios (nacional e estadual) devem ouvir em Feira.

Mas, antes que retruque sobre a votação geral de prefeito em 2020, avalie da seguinte forma: tirem os votos de prestígio do ex-prefeito José Ronaldo e encontrem os votos de fidelidade de Colbert. É bom lembrar que A votação caiu muito e a eleição foi arrastada no segundo turno.

Recordar é necessário para o entendimento dos leitores sobre o nível de compromisso de Colbert com o MDB dele. Sobre seu comando em Feira, Colbert deixou expirar prazo do diretório provisório e todo o processo da eleição municipal de 2020 teve que ser comandada pelo diretório estadual e como é que o prefeito cobra agora fidelidade ou atenção? Se toda vez que se compara os fatos sobre a óptica de sua responsabilidade, os resultados são negativos ou nulos?

Apoio do MDB a ACM Neto defendido por Colbert.

O prefeito de Feira de Santana parece ter memória curta quando o assunto é usar a sigla do MDB para se promover. Não foi ACM Neto que negou apoio ao candidato do MDB para a presidência da Câmara Federal, o deputado Baleia Rossi? Onde estava Colbert que não articulou com ACM para apoiar seu companheiro de partido? Na época ACM Neto presidente do DEM dizia apoiar Baleia Rossi e deu arrendada declaração que não puniria deputados que apoiasse Arthur Lira, o que provocou uma debandada de deputados esvaziando a bancada de apoio a Rossi.

O alcide de Feira liderado de Zé Ronaldo, parece não esquecer que Rui Costa apoiou um candidato contra ele em 2020, mas, esqueceu ‘rapidinho’ os fortes ataques proferidos pelo deputado Carlos Geilson, no período eleitoral que contava com a ‘metralhadora’ devastadora de Targino Machado, mas, cobra que o MDB se vingue de Rui e não apoie o PT, é muito estranho esse egocêntrico comportamento de Colbert.

Após o site Rota da Informação tentar vários contatos com membros do diretório estadual  sem sucesso e ouvir  outros membros do MDB em nível estadual, cabe-nos uma reflexão, será qua tal atitude de Colbert defender a ‘gritos’ que o MDB deve apoiar ACM Neto ao invés de Jaques Wagner, não estaria um velho e bom político de Feira se contorcendo no mundo dos mortos ao lembrar o sofreu nas unhas rústicas e perfurantes do velho ACM avô?

Como bem disse alguns emedebistas nesta busca de resposta para a intenta de Colbert Martins, quem ressuscitou Lázaro foi Jesus Cristo e não o MDB. Ao que parece o único que ainda se predispõe a responder Colbert é o presidente da Câmara Municipal de Feira, o vereador Fernando Torres PSD, que tem dado ao prefeito as respostas  que servem para lembrar sua passagem por São Paulo.  Colbert quer atenção no MDB que nunca disponibilizou e passou batido.

Compartilhe este artigo