“Um sucesso nossa primeira oficina Síndrome do amor “, classificou a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas, a primeira Oficina do Amor com crianças com Síndrome de Down realizada no Hospital Inácia Pinto (Hospital da Mulher) nesta quarta-feira (16).
Com uma importante programação, dentre elas: roda de conversas com as mães (experiências e desafios da Síndrome de Down). Oficina sensorial; oficina de desenvolvimento infantil; Medidas de segurança contra Covid 19 ( uso de álcool em gel, máscara).
Síndrome de Down ou Trissomia do 21 é a alteração cromossômica mais frequente nas crianças.
Crianças com esta síndrome apresentam alterações nos sistemas neuromotor, cognitivo e sensorial, que resultam em prejuízos ao desempenho em atividades funcionais.
Tivemos várias oficinas de Estimulação, como atividades de colagem para trabalhar a coordenação manual, estímulo sensorial; atividades de motricidade com canudos coloridos, tampinha de garrafa pet; oficina com bambolê sensorial ; oficina de bolinha de sabão com garrafa pet. Todas essas oficinas as mães puderam levar o material para casa e receberam as orientações adequadas para manter as estimulações no ambiente domiciliar.
Ao finalizar as atividades fizemos uma pesquisa de satisfação na qual todos os comentários foram positivos, revelando como é importante essa orientação correta sobre as atividades que podem ser realizadas em casa para melhorar o desenvolvimento da criança.
Lília Oliveira – Especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal / Fisioterapeuta Ambulatório Hips.