Publicidade
Publicidade

Vereador tem mandato cassado pelo TRE por candidaturas laranja

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

Ação diz que o partido de Sidney Sabel, o DEM, registrou mulheres na campanha eleitoral apenas para cumprir cota de gênero.

O vereador de Joinville Sidney Sabel (DEM) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quarta-feira (14).

A ação, apresentada pelo partido Pros e pelo candidato à Câmara nas eleições de 2020 Ednaldo José Marcos, afirma que o DEM, sigla de Sabel, registrou candidaturas laranja de mulheres apenas para cumprir a cota de gênero na campanha eleitoral do ano passado.

A defesa argumenta que Sabel não teve participação direta na situação. Porém, nesses casos, toda a chapa da sigla é cassada, com anulação dos votos de todos e perda de mandato dos eleitos.

O vereador já havia sido cassado em primeira instância em fevereiro deste ano, mas a decisão foi suspensa por liminar. Agora, o mérito foi julgado pelo tribunal, que decidiu pela cassação de Sabel.

“A gente recebe a notícia com muita tristeza porque fizemos uma campanha pé no chão, com visita de casa por casa, limpa. Tanto que fui isentado, não teve nada que me incriminasse. A ação foi contra o partido, não contra mim”, argumentou.

Há possibilidade de recurso e o vereador disse que ainda vai conversar com a equipe jurídica para avaliar os próximos passos. O cartório eleitoral deve indicar quem assume o lugar do vereador caso a decisão judicial seja mantida.

O vereador Osmar Vicente (PSC) também teve o mandato cassado em primeira instância em fevereiro, mas conseguiu liminar suspensiva e aguarda o recurso.

Fonte MD+

 

Compartilhe este artigo