Publicidade
Publicidade

Conceito Bim é explicado em palestra

Osvaldo Cruz
4 Min Leitura

Com objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais da prefeiturad deFeira de Santana, principalmente os que atuamn na construção civil, aS Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana (SEDUR) promoveu, na tarde destas segunda-feira 22, no Parque do Saber, da Fundação Egberto Costa, uma palestra sobre o conceito BuildingI Information Modelling (BIM), um Modelo de Informação da Construção, que foi proferida pelo consultor Dayvid Pinto.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, a realização do seminário sobre a metodologia BIM, foi uma iniciativa do prefeito Colbert Martins da Silva.

“O prefeito Colbert Martins me encomendou a implantação da metodologia BIM, ou traduzindo em português: O Modelo de Informação da Construção é uma metodologia, que os empresários e os construtores já estão adotando e, que a prefeitura se prepara para recepcionar esses projetos dentro da metodologia BIM, que é, inclusive, em 3D, onde o construtor, ele só consegue dá entrada na SEDUR, ou em projetos de construção e reforma de escolas, postos de saúde, ou qualquer outra construção na área pública, se estiver dentro dos parâmetros legais.

No caso da SEDUR, as pessoas já vão apresentar o projeto e o sistema só vai aceitar, se estiver dentro dos parâmetros legais: de recuo da esquina e distanciamento de postos de gasolina, igrejas e de escolas, o gabarito daquela á área Isso vai facilitar a aprovação dos projetos. Vai cair o tempo de análises deles, porque o técnico da SEDUR que vai analisar esses condomínios, loteamentos e essas obras públicas, ela sabe que o projeto só foi aceito, porque tem, objetivamente, os parâmetros legais. Então, o prefeito está imbuído desse propósito de implantação da metodologia Nós convidamos o prof. Deyvid Pinto, de São Paulo, para que ele faça um primeiro contato com as diversas pastas da prefeitura, para que os técnico tomem conhecimento, tenham notícias dessa metodologia e, nós possamos nivelar o conhecimento. O Professor vai fazer um diagnóstico para que o prefeito Colbert possa dar os passos seguintes, quais sejam: fazer uma licitação, uma contratação, porque o método não se aplica da noite pro dia.

Então, tem uma série de treinamentos que terão que ser feitos, uma série de softwares que terão que ser comprados, para adaptar numa plataforma que a prefeitura já tem e que é usada na SEDUR” explica Sérgio Carneiro.

Já o consultor Deyvid Pinto afirmou que o prefeito Colbert Martins o chamou para explicar sobre o conceito BIM e mostrar aos secretários como o conceito pode vir apoiar e acelerar os processos dentro das secretarias da prefeitura. “ O conceito BIM rege a modelos tridimensionais que possam ser utilizados para extração de quantidade de forma automáticas. Então, volumes de concretos, áreas de revestimentos, tubulação, ou qualquer outro tipo de matéria que seja necessário, para que aquela obra seja executada. O modelo tridimensional, ou projeto, possa extrair as quantidades de forma automática, como também, verificar os conflitos entre as disciplinas, dando maior assertividade aos projetos, reduzindo, significativamente, os aditivos, por exemplo, por ausências de projetos”, explica Deyvid Pinto.

Ascom/Funtitec

Compartilhe este artigo