Metade da batalha de vender uma casa é antecipar os problemas antes que eles apareçam. Vender uma casa é um marco importante na vida e pode ser complexo quando você considera todas as etapas envolvidas: preparação e anúncio; fazer reparos; encontrar um comprador; realizar o processo de fechamento da venda; e, finalmente, passar para o próximo local de moradia.
As consequências de um erro podem afetar suas finanças e, o mais importante, sua paz de espírito. Há muitos desafios que vendedores mal informados ou inexperientes enfrentam, especialmente em mercados mais lentos ou com grande competitividade. Para elucidar esta questão, apresentamos alguns dos erros mais comuns que você deve evitar ao colocar casas à venda em Feira de Santana .
1. Subestimar os custos de venda
O custo total para vender uma casa pode chegar a muito mais do que os 5 a 6% em comissões de corretores que a maioria das pessoas espera pagar. Quando você contabiliza os custos de fechamento, reparos e outras concessões para o comprador, os custos de venda podem ser mais próximos de 10% do preço de venda. Por exemplo, se você se mudar para sua nova casa antes de vender a antiga, poderá ter que alugar um local temporário ou pagar outros custos de manutenção. Saiba tudo o que puder sobre como negociar sua casa para evitar esses custos pesados demais para o seu bolso. Você deve estimar sua receita líquida; a quantidade de dinheiro que você embolsará depois que os custos de venda forem contabilizados. Saber esta informação antes de anunciar pode ajudá-lo a escolher a melhor forma de vender e dar-lhe uma ideia melhor de quanto terá de gastar na sua próxima casa.
2. Definir um preço irreal
O preço que você deseja e o que o mercado pagará podem ser duas coisas muito diferentes. Você pode ouvir o termo “valor de mercado justo”, que se refere a como uma casa é avaliada quando o comprador e o vendedor têm um conhecimento razoável sobre a propriedade e nenhum deles está sob pressão para comprar ou vender. Para o vendedor, é o ponto ideal entre pedir muito ou pouco. Se você não conseguir atingir o ponto ideal, corre o risco de deixar dinheiro na mesa ou de ter sua casa no mercado por um período mais longo, o que pode ter consequência . Você pode ter uma ideia geral de quanto vale a sua casa com base nas casas com tamanhos e características semelhantes que foram vendidas perto de você. Essas vendas comparáveis são o que muitos corretores imobiliários usam para sugerir um preço de anúncio. O desafio é que não existem dois componentes iguais, então você precisa levar em conta cada diferença entre as características da casa para ser preciso. Isso geralmente é chamado de fazer ajustes e é incrivelmente difícil de fazer manualmente. Aja com bom senso!
3. Considerar apenas a oferta mais alta
Uma oferta mais alta, embora empolgante, nem sempre é a melhor oferta para as suas necessidades. É comum em muitas vendas tradicionais haver contingências. Estas são condições que devem ser satisfeitas para que a venda seja fechada. Você pode ter contingências que protegem os interesses do comprador, como uma contingência de financiamento ou uma contingência de inspeção. É importante estar ciente desses tipos de contingências porque podem afetar o cronograma da venda, a certeza da venda e a complexidade. Por exemplo, você pode receber uma oferta realmente alta que depende de o comprador vender sua casa existente. Você teria que considerar como o tempo e a incerteza adicionados se comparam a uma oferta ligeiramente inferior sem essa contingência. Em outro cenário, você pode ter um comprador que deseja ser mais flexível nos reparos do que outro que está oferecendo um preço mais alto, mas pedindo créditos de reparo.
4. Ignorar grandes reparos ou fazendo reformas caras
Uma longa lista de problemas de manutenção pode afastar compradores e potencialmente diminuir o valor da sua casa ou te impedir de vender apartamento em Feira de Santana no momento desejado ( vender apartamento em Feira de Santana )Mais importante ainda, os compradores esperam que a condição da sua casa corresponda à descrição. Considere priorizar as questões mais evidentes, especialmente aquelas que provavelmente aparecerão durante uma inspeção residencial – muitos compradores exigirão uma inspeção antes do fechamento. Quando compradores fazem avaliações domiciliares em visitas para conhecer o imóvel, acabam naturalmente percebendo itens quebrados, em mau estado ou que possam afetar a segurança, estrutura ou funcionalidade da casa. Estes são alguns dos itens de reparo mais comuns que você deve evitar. Se você estiver preparando sua casa para a venda, use nossa lista de verificação de manutenção e reparo ao inspecionar cada espaço. Muitos vendedores também consideram fazer reformas ou melhorias para aumentar o valor de suas casas. As reformas podem ser caras e nem sempre você recupera o custo no preço de compra. Além disso, alguns compradores preferem fazer suas próprias reformas para personalizar o espaço. Certifique-se de considerar cuidadosamente qualquer reforma se seu objetivo for aumentar o valor da casa.
5. Não preparar sua casa para anunciá-la com potencial de venda
Um dos desafios de anunciar sua casa no mercado é mostrá-la a possíveis compradores. De modo geral, quanto mais limpa, menos desarrumada e mais bem decorada for sua casa, mais atraente ela pode ser. Fique atento, pois a desordem pode fazer sua casa parecer menor e tornar mais difícil para os compradores se imaginarem morando no local. Na verdade, casas bem decoradas vendem 88% mais rápido e 20% mais do que aquelas que não são decoradas. Portanto, se o seu imóvel está desorganizado ou parece estar em mau estado, os compradores podem se afastar.
6. Escolher o corretor imobiliário errado ou a maneira errada de vender
Se você optar por trabalhar com um corretor de imóveis, certifique-se de selecionar um corretor que tenha os melhores interesses em mente. Alguns agentes cobram uma taxa fixa, enquanto outros cobram uma porcentagem do preço de venda, geralmente 5%. Os vendedores podem negociar a comissão. Para ajudar a garantir que você esteja obtendo o melhor retorno para seu investimento, reserve um tempo para entrevistar potenciais corretores de imóveis. Verifique o licenciamento e suas credenciais, conversando com clientes anteriores e certificando-se de que eles tenham bastante experiência em vendas em sua área e faixa de preço específicas.
Depois de colocar sua casa à venda, você terá que tentar cooperar quando seu corretor quiser mostrá-la. Isso pode significar sair correndo na hora de um jantar ou happy hour com amigos. Então, esteja sempre atento!
Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!