Publicidade

Ipecaetá: Prefeitura inicia inscrições do Garantia-Safra

2 Min Leitura
Inscrição no Distrito do Serrote
Inscrição no Distrito do Serrote
Inscrição no Distrito do Serrote

As inscrições para o Garantia-Safra ano agrícola 2017/2018 estão abertas desde a ultima  segunda-feira (3) em 10 estados do país. A ação, coordenada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), garante um auxílio de R$850 aos agricultores familiares que perdem mais de 50% da produção devido à seca. Para participar, os interessados devem procurar os escritórios locais de assistência técnica dos municípios portando os documentos pessoais para fazer a inscrição no programa. O prazo de adesão é diferenciado em cada estado e pode ser conferido neste link.

Em Ipecaetá, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, está efetuando as inscrições dos pequenos produtores rurais, toda ação é coordenada pela secretaria Tânia Carvalho e tem a inspeção direta da prefeita Sueder Silva.

Existem mais de 1,3 milhão de cotas disponíveis para os agricultores familiares. O programa atende especialmente os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Para participar do Garantia-Safra, os agricultores precisam ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão. Na safra 2015/2016, o Governo Federal destinou R$733 mil para auxiliar 863.136 agricultores de 1.029 municípios que tiveram a perda da produção comprovada. Ao todo, 991.853 agricultores de 1.220 municípios aderiram ao programa. Os pagamentos referentes a esse ano agrícola terminam em agosto. Em setembro se iniciam os pagamentos da safra 2016/2017, que teve a adesão de 884.062 agricultores familiares de 1.096 municípios.

Contem informações do mda.gov.br

 

Compartilhe este artigo