Publicidade

Câmara celebra aniversário de 185 anos de emancipação política de Feira de Santana

7 Min Leitura

Dia-da-Cidade-18-09-2018-Fto-Vicen-Ferreres-8-630x300Na tarde desta terça-feira (18), a Casa Legislativa realizou sessão solene pela passagem dos 185 anos de emancipação política de Feira de Santana. O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), que compôs  a mesa de honra juntamente com o prefeito municipal Colbert Martins da Silva Filho;  o procurador geral do Município, Cleudson Santos Almeida; além do artista plástico e professor Vivaldo Laurindo Lima (palestrante da solenidade).

A vereadora Cíntia Machado (PRB)  foi a responsável por saudar os presentes. Ela iniciou a explanação fazendo agradecimentos e salientando que sente muito orgulho da cidade de Feira de Santana, que, segundo a edil, sabe acolher bem os que por aqui passam e os que ficam.

“Quero primeiro agradecer a Deus por estarmos aqui; agradecer por ser filha desta cidade que amo, respeito e que levarei para a vida a minha dedicação e os ensinamentos desta Casa da Cidadania, estando aqui há quase 14 anos; agradecer ao presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha, pelo convite para saudar a todos nesta tarde festiva”, disse.

Em seguida, após fazer um breve relato da história do município, ela informou que Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa do estado da Bahia, perdendo apenas para a capital Salvador.

“A nossa Princesa do Sertão, como foi apelidada por Ruy Barbosa, em 1919, é a primeira cidade do interior nordestino em população. Ou seja, é a maior do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Também é a sexta maior cidade do interior do país e possui população maior que oito capitais”, pontuou.

Cíntia Machado ressaltou também que grandes políticos contribuíram para o crescimento de Feira de Santana, “como, por exemplo, os ex-prefeitos José Falcão, João Durval, José Ronaldo, Colbert Martins e, hoje comandando o Executivo, o prefeito Colbert Martins Filho, que tenho plena convicção de que, por seu amor e por aprendizado em casa com o seu pai, contribuirá para o crescimento da nossa amada terra”.

Palestrante da sessão solene

O professor Vivaldo Laurindo Lima, que é mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana, discorreu sobre a importância da manutenção e resgate histórico dos casarões de Feira de Santana com a construção de maquetes.

Além da explanação do professor, o público pode apreciar, no saguão da Casa da Cidadania, uma exposição de maquetes de construções antigas da cidade de Feira de Santana, produzidas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, por meio do Projeto Maquetes, que tem a sua orientação.

O palestrante informou que as maquetes estão presentes na história da humanidade desde a antiguidade. Ele fez questão de ressaltar que hoje tudo passa pelo computador, da máquina de bordar ao projeto arquitetônico.

“O computador veio para ficar, mas é preciso entender que é só uma ferramenta a mais na mão de um criativo. E que não substitui a capacidade manual. A maquete eletrônica é uma evolução da maquete como estrutura. A maquete física e a eletrônica são realidades heterogêneas, uma agrega valor á outra”, disse.

Vivaldo lamentou o fato de que alguns prédios históricos da cidade desapareceram, a exemplo do casarão da família Falcão e a casa do ex-político Chico Pinto. Porém, ele afirmou que é oportuno dizer que existe certa preocupação do poder público de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico.

O professor pontuou que, “no dia 04 de janeiro de 2016, o Mercado de Artes Popular foi entregue ao público totalmente restaurado; os Currais Modelo, onde se comercializava gado até os anos 60, cedeu lugar para o Museu Regional, inaugurado por Assis Chateaubriand, atualmente Museu de Arte Contemporânea; o CUCA está preservado; em 2006, o Casarão Olhos D’Água foi restaurado e entregue a visitação pública”.

Ele acrescentou: “o casarão da Família Fróes da Mota foi tombado e o seu acervo pictórico preservado pela Fundação Senhor dos Passos; o Clube de Campo Cajueiro, com o seu famoso salão circular, assim como a boate Caju, hoje integrados à UNEF, foram restaurados pela instituição”.

O palestrante disse que tais esforços são louváveis, “mas precisamos ampliar estas iniciativas, visando proteger a nossa história, a nossa memória. É de vital importância termos registros do nosso passado como parte do nosso cotidiano, como lembrança de uma época de nossas vidas e como referências”.

Vivaldo afirmou que o Projeto Maquetes busca mostrar uma Feira de Santana antiga com alguns casarões que ainda insistem em permanecer de pé e as antigas construções de uma Feira que não existe mais.

Em sua opinião, “Feira precisa evoluir, arquitetonicamente falando, mas não pode eliminar o seu passado, na ânsia de projetar o futuro, para que uma maquete não seja a única forma de preservar este passado”, alertou.

Prefeito municipal

Em virtude do falecimento, por suicídio, do comerciante José Bartolomeu Marques Júnior, filho do ex-vereador Zeca Marques,  o prefeito de Feira de Santana optou por não discursar sobre suas ações na cidade, apenas comungou com as explanações da vereadora Cíntia Machado e do professor Vivaldo Laurindo Lima.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal externou sua tristeza com o ocorrido e prestou solidariedade à família do falecido. Colbert Martins, que também é médico, disse que o suicídio é um grave problema de saúde pública. “Medidas preventivas precisam ser priorizadas, para que fatos lamentáveis como esse possam ser evitados”.

O evento foi prestigiado por autoridades políticas, professores, estudantes, profissionais da imprensa,  entre outros membros da sociedade civil.

Ascom

 

Compartilhe este artigo