Publicidade

Mulheres vitimas de câncer tem voz e vez na Câmara Municipal de Feira de Santana

3 Min Leitura

36847275_1011852318972730_7616785364543340544_nAs vitimas de câncer passam por grandes dificuldades sobretudo de adaptações e convivência antes, durantes e principalmente após o tratamento. Em Feira de Santana-Bahia, uma voz tem se levantado no apoio as mulheres que passam por esse horrendo sofrimento,  a vereadora Gerusa Sampaio-DEM. Ela apresentou no plenário da Câmara Municipal um projeto de Lei e que  foi aprovado, que assegura  assistência terapêutica a mulheres com câncer de mama.

“Enfrentar um câncer não é uma tarefa fácil, é um processo doloroso e de difícil aceitação. Sensibilizada com diversas mulheres que enfrentam essa situação, criamos um projeto de lei que visa oferecer assistência terapêutica a mulheres com câncer de mama. Este foi mais um dos projetos de lei de nossa autoria, que foi aprovado durante o primeiro semestre dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Feira de Santana”, alerta Gerusa Sampaio.

O controle dos cânceres de mama e de colo do útero é um desafio para as políticas de saúde voltadas para as mulheres. Ao mesmo tempo que apresentam um quadro de alta incidência, esses tipos de câncer mais comuns do sexo feminino têm significativas chances de sucesso na prevenção, no tratamento e mesmo de cura quando detectados precocemente.

Por serem frequentes e apresentarem taxas de mortalidade importantes no contexto brasileiro, essas neoplasias estão no foco de políticas públicas de controle do câncer, com lugar de destaque no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, são os únicos tipos de câncer destacados no Pacto pela Vida – um pacto das três esferas de governo para ação em eixos prioritários para a saúde no Brasil.

Ao mesmo tempo que representa um grande desafio, o controle dos tumores de mama e de colo uterino conta com importantes aliadas: as políticas de rastreamento populacional e as ações de prevenção, que avançam largamente no Brasil. No campo da pesquisa científica e das políticas públicas, novos conhecimentos surgem a cada dia, em um conjunto de esforços que abre caminho para tornar a queda de mortalidade por essas doenças uma realidade cada vez mais próxima.

Mama e colo de útero, semelhanças e diferenças Em todo o mundo, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e, entre as mulheres, é o mais comum. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer detectados em mulheres são de mama. O câncer de colo de útero tem aproximadamente 500 mil novos casos por ano no mundo.

 

Compartilhe este artigo