Publicidade

Enfermeiros e técnicos são homenageados em sessão solene da Câmara

4 Min Leitura

Solene-Dia-Inter-ds-Enferma-e-Naci-do-Tec-e-Aux-Enferma-22-05-2018-Foto-Vicen-Ferreres-13Uma profissão cuja prática humana é indispensável no cuidado da sociedade. Esta poderia ser a definição resumida da Enfermagem, considerada a base das ações de saúde, que é reverenciada no dia 12 de maio em suas duas áreas de atuação: enfermeiro e técnico. Para registrar a importância desses profissionais, a Câmara Municipal realizou sessão solene na noite desta terça-feira (22), por iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha).

Na saudação aos convidados, o vereador citou profissionais de destaque na área em Feira de Santana, a exemplo de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, Valdenice Queiroz, chefe da Divisão de Atenção Básica do Município, e Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, que administra o Hospital da Mulher, e Sandra Peggy, diretora geral do Hospital Dom Pedro de Alcântara. “Profissionais de relevância para a cidade”, destacou.

O empenho do Município em oferecer unidades de saúde que atendam a população feirense também foi ressaltada por Lulinha, que evidenciou tanto a importância do enfermeiro, como do técnico de Enfermagem, esta “uma profissão igualmente gratificante, pois leva para o enfermo conforto, carinho e esperança”, conforme observou. Segundo o vereador, a missão dos enfermeiros, técnicos e auxiliares “reforça o profissionalismo e engrandece o lado humano”.

O Dia Internacional da Enfermagem foi marcado por uma palestra da enfermeira Viviane Modesto Ferraz, que usou uma frase do Papa Francisco que definiu o enfermeiro como “um perito da humanidade” para definir a Enfermagem como uma missão. “Para ser um bom enfermeiro primeiro é preciso ser uma boa pessoa”, disse a palestrante, porém enfatizando pelo caráter científico conquistado pela enfermeira britânica por Florence Nightingale. Ela também pediu melhorias para os profissionais da área.

Coube a Rita de Acássia Bittencourt Palmeira de Almeida, abordar o Dia Nacional do Técnico de Enfermagem. Ela falou sobre a função, especialmente o Código de Ética e os fundamentos da profissão e informou que a primeira Escola de Técnica de Enfermagem surgiu na década de 1960. A dedicação, segundo Rita Acássia, um dos principais aspectos do trabalho, que consiste em acolher e cuidar com humanização. “A medicação alivia a dor, mas o amor cura a alma”, disse a técnica.

Os profissionais de Enfermagem mereceram cumprimentos especiais da secretária municipal de Saúde pela terceira vez, Denise Mascarenhas, que justificou a ausência do prefeito Colbert Martins, que se encontra em Brasília. Enfermeira e professora, ela contou que passou por todas as áreas da Enfermagem. “Eu não sou nada sem a minha equipe”, disse a secretária, destacando que todo enfermeiro aprende com o técnico. “Somos uma equipe”, resumiu.

A sessão foi conduzida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a mesa ao lado da secretária Municipal de Saúde Denise Mascarenhas, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, e as palestrantes da noite. No plenário e na galeria, profissionais representando as mais diversas instituições de saúde públicas e privadas, empresas da área e unidades de ensino da cidade, dentre as quais UEFS, FTC, FUFSA e Escola Esater.

Ascom

Compartilhe este artigo