Publicidade

Dia do Assistente Social comemorado com palestra e homenagens

4 Min Leitura

DSC_0143Desenvolver políticas de trabalho inovadoras e criativas para efetivar os direitos para os usuários. Este é o grande desafio para o assistente social nos dias atuais, de acordo com o vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, que na noite desta terça-feira (15) fez uma saudação especial aos profissionais da área e demais convidados, que lotaram a galeria e o plenário da Câmara Municipal. Foi uma sessão de homenagens, marcada por discursos emocionados.

Os serviços prestados pelo assistente social à sociedade, sobretudo à parcela menos favorecida da população, cujas políticas públicas ainda não garantiram o exercício pleno na cidadania, foram destacados pelo vereador Cadmiel Pereira, autor do projeto para realização da sessão solene. “Estamos aqui hoje para que se faça justiça ao reconhecimento de sua luta”, afirmou, ressaltando “a grandeza que permeia o exercício da profissão”.

Durante a sessão foram homenageadas Ivânia Santana da Anunciação, do CRAS Lagoa Grande; Janeide Gomes, da Casa Abrigo; Ana Clara Costa Nunes, coordenadora do Núcleo de Educação permanente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Antônia Del Carmen Rivas Sanhueza, conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social; Tereza Cristina da Paixão Silva e Silva, secretária executiva do Conselho Municipal  dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Câmara homenageou ainda Danusa de Souza Rodrigues, coordenadora do programa Bolsa Família; Sônia Cristina Rovaris, do Ministério Público, Polyana Matos Piana, da Secretaria de Saúde; Liliane Carvalho Pacheco, coordenadora do Centro de Abrigamento Raul Freire; e Alyxe Veloso de Oliveira, assistente social do NASF, que fez um breve pronunciamento destacando o caráter socioeducativo do trabalho do assistente social e sobre o Projeto Supera, de sua autoria, que presta assistência às mulheres vítimas de violência.

A reflexão sobre o papel do profissional em Assistência Social foi defendido pela palestrante da noite, assistente social do Conselho de Assistência Social Priscila do Vale Silva Mendes, que falou sobre a trajetória da profissão desde o seu surgimento à contemporaneidade. Ela citou os anos 60, no século XX, como o início do processo de reformulação global, que se prolongou por três décadas, até romper com o conservadorismo e dar origem a uma nova fase profissional.

Segundo Priscila do Vale, o trabalho social caminha ao lado de outras áreas, exemplificando que “a Saúde é direito universal, a Previdência para os que contribuem e Assistência Social para os que precisam”, sendo este último caso para pessoas vítimas das desigualdades e em condições de vulnerabilidade. “Não como favor, mas como direito adquirido”, ressaltou a palestrante. “Precisamos avançar nas garantias dos direitos sociais”, enfatizou.

O presidente do Legislativo, vereador José carneiro Rocha, conduziu os trabalhos durante a sessão solene que homenageou 10 assistentes sociais pela passagem do seu dia, 16 de maio, com certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cidade, ao lado do sociólogo Ildes Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Social, e representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho. Na mesa ainda a palestrante Priscila Veloso e Alyxe Veloso.

Ascom

Compartilhe este artigo