Publicidade

Sessão solene homenageia mães indicadas por vereadores

4 Min Leitura

DSC_0120A capacidade de doar, sem esperar retribuição. Esta é a uma das principais características da mãe, segundo o vereador Luiz Augusto de Jesus, que na noite desta segunda-feira (14), fez um belo discurso de saudação às mães homenageadas pela Câmara Municipal. Ele falou de sentimentos como gratidão, reconhecimento e respeito para definir a figura da mãe na sociedade, em todas as partes do mundo.

Autor do requerimento que criou a sessão solene para homenagear as mães, Luiz Augusto de Jesus para falar da trajetória da ex-assessora Milena Costa da Rocha Ferreira, que faleceu no dia 9 deste mês, vítima de um câncer. “Apesar do pouco tempo que passou entre nós, mostrou a pessoa humana que era”, destacou. O vereador também ressaltou a personalidade de Leny Oliveira, que escolheu para ser homenageada.

Em sua palestra sobre a importância da “pauta” da noite, a professora Rita de Cássia Braz dos Santos Silva, especialista em Psicopedagogia, destacou a importância da referência materna em todos os segmentos, inclusive como gestora, associando a figura da mãe às comissões da Casa da Cidadania. Justiça e Legislação, “quando estabelece regras dentro do lar”; Finanças e Orçamento, quando diz “apaga a luz, fecha a porta da geladeira”; ou ainda Reparação e Direitos Humanos, ao reagir: “mexeu com meu filho, mexeu comigo”.

Ela defendeu o sentimento de gratidão para todas as mães e ressaltou a iniciativa da Câmara Municipal. “Poucas câmaras realizam uma sessão para destacar esse tema: Mães”, disse a palestrante, que definiu a sessão não apenas como uma noite bonita. “O que os vereadores querem é que esta noite seja muito mais do que agradar, mas mostrar ao mundo que eles nasceram de um ventre”, afirmou.

A sessão solene, que foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador José Carneiro Rocha, teve momentos emocionantes. Além dos pronunciamentos das vereadoras mães e da entrega de flores às homenageadas, os convidados assistiram as apresentações do Coral do Maestro Miro, sob a regência da Maestrina Celiah Zain e dos músicos César Augusto e Celino Novais.

A Mesa de Honra foi composta pelo presidente José Carneiro, as vereadoras Gerusa Sampaio, Aldeney bastos (Neinha) e Eremita Mota, mais a palestrante da noite e o secretário municipal de Governo Paulo Aquino, representando o prefeito Colbert Martins da Silva. A vereadora Cíntia Machado não participou da sessão por questões de saúde e foi representada por Gerusa Sampaio.

Mães homenageadas

Durante a sessão foram homenageadas Flavia Cunha Boaventura, indicada pela vereadora Aldney Bastos (Neinha), Ana Paula da Silva Nascimento de Oliveira (Cadmiel Mascarenhas Pereira), Maria das Graças de Oliveira Freitas (Cíntia Daltro Machado, Cíntia da Silva Sena (Edvaldo Lima dos Santos), Avany de Jesus Gomes (Eremita Mota de Araújo), Ana Célia do Nascimento Reis (Fabiano Nascimento de Souza – Fabiano da Van).

A Câmara Municipal homenageou também Vanessa Silva Sampaio Marinho (Gerusa Bastos Sampaio), Maria do Socorro Amorim de Oliveira (Gilmar Amorim de Oliveira), Luciene Cerqueira dos Santos (Isaías dos Santos – Isaías de Diogo), Lucidalva Gonçalves dos Santos Oliveira (João dos Santos – João Bililiu), Maria Nascimento Santana de Jesus (José Marques de Messias – Zé Curuca, Mercês Cristina de Araújo Mascarenhas Santa Rosa (José Menezes Santa Rosa – Zé Filé).

Foram homenageadas ainda, Leny Oliveira (Luiz Augusto de Jesus – Lulinha), Iranice Passos Ribeiro (Luiz Ferreira Dias – Luiz da Feira), Josenilda Moreira de Jesus (Marcos Antônio Lima dos Santos), Zenilda Rebouças de Almeida (Roberto Luís da Silva Tourinho), Nicássia Cerqueira Dias (Ronaldo Almeida Caribé) e Guiomar Lopes Cedraz (José Carneiro Rocha).

 

 

Compartilhe este artigo