Publicidade

Deputado Targino Machado declara apoio a emancipação de Humildes e Acupe

3 Min Leitura

9fdfb2da-328e-49ae-81b6-68f8f6f8d0d3O deputado estadual Targino Machado-DEM,  disse ser favorável a emancipação politica de novos municípios. Em sua fala, ele destaca dois, Humildes em Feira de Santana, também o distrito de Acupe em Santo Amaro.

Veja abaixo o pronunciamento do deputado Targino.

”Sou, integralmente, a favor da tese de emancipação dos municípios. Naturalmente em obediência aos ritos legais. As emancipações, ao contrário do que falam os seus opositores, não são instrumentos geradores de despesas, como os contrários dizem que serão mais prefeitos, mais Câmaras de Vereadores, mais salários, mais servidores municipais.

Na verdade, a emancipação não interessa a alguns, pois são contra a divisão do bolo. Esses que são contra a emancipação são aqueles que não querem largar o osso. As emancipações não criam despesas. Dividem-se as receitas entre os municípios mães e os distritos emancipados.

Sou a favor das emancipações. Sempre defendi esta bandeira. As emancipações dos distritos promovem a aproximação do povo das esferas de poder. É a população mais perto do prefeito, dos vereadores, dos hospitais, das escolas. É a população gerindo, através dos seus entes políticos, a melhoria da qualidade do serviço público, é o município tendo os vereadores e o prefeito dando satisfação ao povo a respeito das suas estradas, dos projetos de agricultura e de segurança pública.

Quando um distrito se emancipa, a sua população, antes tratada pelo município mãe sem prioridade, porque essa é a verdade, pois não nos enganemos, os prefeitos municipais dão prioridade sempre às sedes dos municípios, passa a ter vez. Aqui na Casa, na Assembleia Legislativa, vi representantes de dois distritos.

O distrito de Humildes, um distrito importante de Feira de Santana, com vida própria, parque industrial, com receita, que ao longo da vida tem sido tratado de forma diferente do tratamento que a sede do município recebe. E vi também representante do distrito do município de Santo Amaro, o distrito de Acupe.

Os dois distritos estão sendo espoliados pelas administrações dos municípios mães ao longo do tempo. Os distritos de Humildes, em Feira de Santana, e Acupe, em Santo Amaro, na verdade precisam, pelo tamanho que têm, pela pujança, ser emancipados, porque o povo quer ter lá a sua prefeitura, quer eleger seu prefeito, quer ter a sua Câmara de Vereadores, eleger os seus vereadores, porque do jeito que está não pode continuar. Humildes, de forma especial, me faz trazer aqui o brado, o grito de independência daquele município”.

Compartilhe este artigo