Publicidade

Projeto que reconhece a Micareta como Patrimônio Imaterial tramita na Câmara

2 Min Leitura

DSC_8464 O projeto de Lei 55/2018 de autoria do vereador João Bililiu (PPS), que reconhece a Micareta de Feira como Patrimônio Imaterial do Município de Feira de Santana tramita na Câmara Municipal e entrará em pauta na próxima terça-feira. A iniciativa visa mobilizar a sociedade feirense na busca pelo mesmo reconhecimento a nível estadual, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC).

Uma vez reconhecida pelo IPAC, a Micareta além de viabilizar mais apoio financeiro a festa vai ganhar mais visibilidade, proporcionando uma maior participação popular e será atrativo para que Feira de Santana atraia mais turistas, aumentando a renda das pessoas que trabalham direta e indiretamente com a festa e trazendo mais recursos para Feira de Santana.

Para João Bililiu, a maior e mais antiga Micareta do Brasil é palco para diversos tipos de manifestações populares e culturais, “não pode deixar de ter seu reconhecimento como Patrimônio Imaterial. Com esse reconhecimento, a nossa Micareta vai encontrar ferramentas para viabilizar novas parcerias, tanto com o poder público quanto com a iniciativa privada”, destacou Bililiu.

Ainda de acordo como o vereador, com 81 anos e uma história recheada de expressões culturais, revelação de diversos artistas e momentos marcantes, a Micareta de Feira de Santana vem passando por transformações e o poder público não pode deixar para depois, as decisões importantes que visam garantir a continuidade da nossa principal festa e seu crescimento.

 O projeto de Lei também alcança todos os festejos que antecedem a Micareta de Feira e também os que sucedem, como por exemplo, a celebração de entrega do troféu Oscar Folia, que é o evento oficial que encerra as comemorações da Micareta.

por Silvio Tito

 

 

Compartilhe este artigo