Publicidade

Câmara discute Sistema Municipal do Desporto em Audiência Pública

5 Min Leitura

DSC_0070-2-630x300As disposições do desporto ofertado pelo Município de Feira de Santana foram discutidas, nesta sexta-feira (13), em Audiência Pública na Câmara Municipal de Feira de Santana, atendendo ofício da Comissão de Saúde e Desporto da Casa, composta pelos vereadores Cadmiel Pereira (PSC), Zé Curuca (DEM) e Luiz da Feira (PPL).  Atletas, profissionais de educação física, vereadores, profissionais da imprensa local e representantes da sociedade civil acompanharam o debate sobre o Sistema Municipal do Desporto.

O vereador Cadmiel Pereira presidiu a sessão, compondo a mesa de honra ao lado do diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Silva Brito, representando o secretário municipal Edson Borges; o professor de educação física e membro do Conselho regional de Educação Física, Eurico Gaspar de Oliveira; e o presidente da Liga Feirense de Desporto, Iramar Lima dos Santos.

Ao saudar os presentes e parabenizar a Casa pela abertura de espaço para o debate das questões referentes ao desporto no município, Iramar Lima dos Santos lamentou a realidade enfrentada pelo esporte em Feira de Santana. O presidente da Liga Feirense de Desporto parabenizou o Governo Municipal pelo lançamento do Calendário Esportivo 2018. “Tenho tido poucas alegrias à frente da Liga Feirense, mas tive a alegria de ver que o primeiro ato público do prefeito Colbert Filho foi direcionado ao esporte. A nossa expectativa é de ver o esporte em Feira de Santana em um patamar de desenvolvimento e apoio aos atletas”, destacou.

O professor Eurico Gaspar destacou a necessidade de união dos profissionais e instituições para o fomento das discussões em torno do desenvolvimento do esporte no município feirense e agradeceu ao prefeito Colbert Filho pelo compromisso firmado em promover o incentivo à área. Ele defendeu a criação da Superintendência Municipal de Esporte para Feira de Santana.

“Acredito que o governo de José Ronaldo estava acomodado nessa área, não que não realizasse ações e incentivos, mas precisamos de mais e o prefeito Colbert assegurou direcionar um olhar mais sensível para o esporte de nossa cidade. Precisamos de mais projetos e parcerias com as instituições de ensino”, afirmou Eurico Gaspar, destacando a importância do melhoramento da estrutura administrativa do esporte em Feira.

Para o diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Silva Brito, as discussões devem ser colocadas em prática. Segundo ele, Feira de Santana é a maior cidade do interior da bahia em realização de eventos esportivos, com um relevante crescimento nos últimos cinco anos.

“Que a gente pare de teoria de coloque em prática as ações para atender as demandas do esporte. Vamos fomentar a divisão de base do esporte no município. Vamos abrir licitação para aquisição de material esportivo para a divisão de base. É por esse caminho que começaremos a mudar a realidade que vivemos. As maiores demandas do setor em nossa cidade é material esportivo e transporte. O município não pode viver apenas de evento, é preciso reconhecer o papel do esporte como ferramenta de transformação de cidadãos de bens”, destacou.

O vereador Cadmiel Pereira destacou os avanços conquistados na área do esporte no município com execução de ações e aplicação de leis, mas defendeu a implantação do Sistema Municipal do Desporto, através do Projeto de Lei º 34/2018, de sua autoria. O referido sistema deverá ser composto pelo Conselho Municipal de Desporto e pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O edil discorreu sobre o Projeto, já protocolado na Casa. “Vamos agendar uma reunião ampliada, elaborar um documento com a participação ampla e apresentar ao Executivo para implantação de ações efetivas”, concluiu.

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM) parabenizou a Comissão de Saúde e Desporto da Casa pela ampliação do debate sobre o incentivo ao desporto no município. Gerusa pontuou o crescimento de modalidades esportivas como o baleado e lamentou a morte de ciclistas em Feira de Santana. A edil ressaltou a importância de investimentos para o incentivo à prática de esportes. “Tenho certeza que o prefeito Colbert Martins terá um olhar tão dedicado e sensível para este setor, assim como o prefeito José Ronaldo tinha. Investir no esporte é investir na educação. Já avançamos bastante, mas é importante que continuemos avançando”, finalizou.

 ASCOM

 

Compartilhe este artigo