Publicidade

Angelo Coronel convoca Sessão Especial para homenagear Lula, Targino reage

3 Min Leitura

3ccc3ea2-fa3a-46f3-96b1-f39e8e501a7dO presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel,  convocou uma Sessão Especial para o dia 13, para homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva-PT, condenado e preso pela justiça brasileira. O deputado Targino Machado-DEM, viu como afronto ao judiciário e ao povo baiano, além de ofender a Casa Legislativa baiana.

Veja o discurso do deputado.

”O ex-presidente Lula, nos últimos 40 anos, antecipou-se às cenas da vida brasileira como liderança sindical e líder político, onde ocupou por oito anos a presidência da República. Ninguém pode negar os avanços trazidos pelo seu governo. Lula, um político talentoso, como poucos, portador de inteligência incomum. Ocorre, a meu ver, faltou-lhe preparo intelectual e inteligência emocional, a não permitir a aproximação de velhas oligarquias e entes políticos corruptores, que o manietaram, fazendo desviar-se de princípios éticos que devem nortear os grandes líderes. Ele, em quem votei diversas vezes, não soube se blindar das incursões dos corruptores, traduzidos por presentes, mimos e afagos.

As aves de rapina patrulham o ambiente político em busca de uma presa, quando a encontram submetem-na às sedutoras tentações, com o fito de alcançar objetivos nada republicanos. A tarefa de resistir e distanciar estes decanos profissionais da arte de corromper, não deve ser tarefa fácil. Não desejei nem regozijei-me com o final tão triste para o ex-presidente Lula. Vê-lo em cima de um palanque de trio elétrico, de forma tão patética, trouxe-me profunda tristeza. Triste ver um grande líder político deixar de se transformar num estadista e derreter em ataques à imprensa e ao Judiciário, desrespeitando instituição que jurou respeitar e proteger.
Independente de vontades, o ex-presidente Lula é um condenado sob custódia do Estado. Nada há para comemorar, e quem o faz revela falta de grandeza de espírito. Enfim, todos perdemos com a prisão de um ex-presidente. Sou daqueles que crê que Lula não teve por parte do povo manifestações de solidariedade proporcionais à sua badalada popularidade. Lula foi preso e nada parou.

Aproveito da oportunidade para trazer o meu protesto pela ignomínia perpetrada neste Parlamento, justo pelo presidente do Poder, deputado Angelo Coronel, que despojou-se dos princípios norteadores da magistratura desta Casa e, equivocadamente, convocou uma Sessão Especial para o dia 13/04, em louvor a um condenado pela justiça brasileira. Isto não é apropriado para esta Casa. Vossa excelência é o timoneiro de vossa atividade política, mas vossa imperícia como magistrado desta Casa, afrontou a história do Legislativo baiano, bem assim, parte da sociedade e o conjunto do Poder Judiciário. Espero que reveja essa ignomínia”, finaliza.

 

Compartilhe este artigo