Publicidade

Câmara presta dupla homenagem a autoridades da Igreja Católica

4 Min Leitura

 

1520913909643145Em clima de alegria e emoção, a Câmara Municipal de Feira de Santana prestou homenagem aos dois mais importantes membros da Igreja Católica em Feira de Santana, durante a 5ª Sessão Solene, realizada na noite desta segunda-feira (12).  O Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian foi condecorado com a Comenda Godofredo Filho e o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, foi homenageado com o Título de Cidadão Feirense, atendendo aos Decretos Legislativos nº 60/2017 e 46/2017, ambos de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus- Lulinha (DEM).

A mesa de honra foi composta presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB), que conduziu os trabalhos, o prefeito municipal de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; os deputados estaduais Ângelo Almeida e Carlos Geilson; e os homenageados da noite Dom Zanoni Demettino Castro e Dom Itamar Vian.

Ao saudar os presentes, o vereador Lulinha relatou um pouco da história dos líderes religiosos e revelou a alegria em poder prestar importantes homenagens aos membros da Igreja Católica em nossa cidade. “Hoje é uma data muito especial para nós feirenses, quando realizamos uma dupla homenagem a duas grandes autoridades religiosas: o nosso Arcebispo metropolitano Dom Zanonini Demettino Castro com o Título de Cidadão Feirense pelos relevantes serviços prestados ao município no que diz respeito ao aspecto religioso e ao Arcebispo Emérito Dom Itamar com a Comenda Godofredo Filho pela publicação de 30 livros e cerca de mil crônicas”, destacou.

Nascido em 23 de janeiro de 1962 em Vitória da Conquista, Bahia, Dom Zanoni foi nomeado pelo Papa Francisco novo Arcebispo Coadjutor em 03 de dezembro de 2014, sucedendo Dom Itamar em dezembro de 2015. “Logo no início Dom Zanoni se destacou implantando o projeto Santas Missões Populares, envolvendo 39 paróquias e 01 área pastoral, com sede no povoado de São Vicente, distrito de Tiquaruçu. Fonte inesgotável de tolerância, benevolência e generosidade, Dom Zanoni tem feito um trabalho diferenciado na esfera do nosso município”, pontuou Lulinha.

Sobre o Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian, Lulinha destacou o dom para a escrita do novo comendador de Feira de Santana. “Em 1995, Dom Itamar assume a diocese de Feira de Santana. Apesar de ser um líder espiritual, nosso homenageado desenvolveu a grande arte de escrever, com o dom aflorado, Dom Itamar já tem 30 livros publicados. Fonte inesgotável de cultura, ele já escreveu e escreve crônicas para os jornais que circulam no município, sites e blogs, totalizando mais de mil relatos”, revelou.

O novo cidadão feirense, Dom Zanoni Demettino agradeceu a Casa pela concessão do título. “Compreendemos não como honra pessoal, mas como reconhecimento de uma instituição que desde a origem tem contribuído na gestação desta cidade, na formação do seu povo e no desenvolvimento de sua cultura. Tenho plena consciência que falo nesta noite em uma instituição laica. Ao chegar a esta terra, compreendi que a minha tarefa é igual a dos senhores, buscar aquilo que é verdadeiro e bom não apenas para os católicos, mas para todos de forma igualitária. Ao receber o título de Cidadão Feirense a missão episcopal é iluminada e alargada, vai além dos muros e ambientes eclesiais. Contem comigo para gestação de uma cultura de paz para superar toda violência”, destacou.

Compartilhe este artigo