Publicidade

Ação de Rastreamento de Hepatites orienta sobre diagnóstico precoce da doença

2 Min Leitura

hepatite viraisRealizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia com o apoio do vereador licenciado Eli Ribeiro (PRB), a Ação de Rastreamento das Hepatites Virais contemplou centenas de pessoas que trafegavam pelo Centro de Feira de Santana para mostrar a importância do diagnóstico precoce como a melhor forma para evitar as complicações da doença, com o início do tratamento.

O evento de saúde e cidadania aconteceu na manhã de ontem (25) e faz parte do julho amarelo. De acordo com a enfermeira Marinês Marques, coordenadora da ação, a ideia do evento é fazer o diagnóstico precoce da doença para evitar complicações maiores no futuro. “O diagnóstico precoce vai dar ao paciente sobrevida e o tratamento adequado”, afirmou.

Nesta mesma linha de pensamento, o deputado estadual José de Arimatéia, presidente da Frente Parlamentar de Saúde e idealizador da ação conscientizadora, as hepatites, por serem doenças silenciosas, que provocam a inflamação do fígado, e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão, são consideradas graves problemas de saúde pública e “a conscientização do diagnostico precoce é fundamental e, por isso, realizamos este ato aqui em Feira”.

O evento contou com a participação de diversos profissionais de saúde, que formaram uma rede de solidariedade. Além destes o secretário de Habitação do município, Eli Ribeiro, também esteve presente por considerar a ação de grande relevância para a população. “Trata-se de uma ação de prevenção e conscientização por isso estamos dando total apoio”.

Na próxima sexta-feira, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, também no estacionamento da Prefeitura, serão desenvolvidas outras ações desta mesma natureza.

 

Compartilhe este artigo