Publicidade

Caso de Febre Maculosa transmitida por carrapatos é descoberta em Feira de Santana

2 Min Leitura

carrapatos 2Encontra-se internada desde do dia 20, no Hospital Estadual da Criança, Tayla Kethely, de três anos de idade,  vitima de Febre Maculosa. A acriança já chegou ao hospital com alta febre e espumando pela boca, após varias pesquisas, a equipe médica diagnosticou Febre Mucosa transmitida por carrapatos de boi ou cavalo.  A família da criança, mora no condomínio MCMV Residencial Vede Água, localizado no bairro Santo Antonio dos Prazeres estrada do Aeroporto em Feira de Santana.

Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

Transmissão

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

O pai da garota infectada, Diego Brito, disse ao Rota da Informação, que efetuou borrifação em sua casa (no primeiro andar) com carrapaticida e localizou entre festas nas paredes diversos carrapatos miúdos,  e fez um apelo para que as autoridades possam  efetuar a limpeza do conjunto habitacional.

 

 

Compartilhe este artigo