Publicidade

Aprovado projeto que dá nome de empresário à Lagoa Grande

4 Min Leitura

DSC_9675A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, por maioria,com voto contrário do vereador Marcos Lima (PRP) e em segunda discussão, o projeto de lei nº 90/2017, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV), que denomina Parque José da Costa Falcão a área da avenida Fróes da Mota, conhecida como Lagoa Grande. A votação aconteceu durante sessão itinerante realizada na Escola Professora Emiliana Souza Oliveira, no bairro Conceição, na manhã desta quarta-feira (14).

Pronunciou-se sobre a matéria, de forma contrária, o vereador Marcos Lima (PRP). “Eu não voto favorável porque o nome Lagoa Grande já é um nome histórico, conhecido e as pessoas que se dirigem a esse local já têm em sua consciência que existe este nome que, com certeza, faz parte da história daquela localidade. Não vejo a necessidade de mudar”, afirmou.

O vereador José Carneiro Rocha (PSDB) também se manifestou. “Vejo com bons olhos a iniciativa do vereador Roberto Tourinho. Ele não está propondo mudar o nome da Lagoa Grande, apenas denominando à artéria ao redor da Lagoa Grande como José da Costa Falcão, nome de um homem que tem uma história invejável e em decorrência disso eu vou votar favorável. Este projeto não é de interesse do Governo, cada vereador fique à vontade, mas eu vou votar favorável porque não está mudando o nome da lagoa”, pontuou.

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) também se pronunciou favorável ao projeto . “Já é de praxe em equipamentos públicos a homenagem a homens e mulheres que contribuíram muito para o Município. É uma forma de homenagear e reconhecer o que foi feito pela cidade. Todos conhecem  o estádio  como Joia da Princesa mas o nome é Alberto Oliveira; o Parque é Erivaldo Cerqueira, mas todo mundo chama de Lagoa do Geladinho. A homenagem não frustrará o nome pelo qual já é conhecido”, ressaltou.

O vereador Alberto Nery (PT) comentou o projeto. “Inicialmente, eu interpretei como o vereador Marcos Lima, mas após tirar as dúvidas com o vereador Roberto Tourinho (PV) compreendi a proposta e votarei favorável”, informou.

Também favorável ao pl, o vereador Ewerton Carneiro – Tom (PEN) se manifestou. “Dizer ao autor do projeto que voto favorável. Está falando de um grande homem que trabalhou muito pela cidade, é um dos proprietários da antiga Sabel. Voto favorável devido ao serviço prestado, tive oportunidade de trabalhar com o filho dele, Júnior Falcão, e mesmo que fosse para mudar o nome da lagoa eu votaria favorável”, salientou.

O autor da matéria Roberto Tourinho (PV) voltou a citar o currículo do homenageado e explicou: “se eu tivesse mudando o nome da lagoa eu faria um projeto alterando o nome da lagoa. O que estamos é denominando o parque no entorno dela. A lagoa continuará se chamando Lagoa Grande dentro do Parque José da Costa Falcão”, esclareceu.

Lulinha (DEM) chamou atenção para uma lei existente na Casa. “Não sou contra o projeto, mas existe uma lei no qual sou autor e o ex-vereador Getúlio Barbosa é coautor, que determina que tem que apresentar um abaixo assinado de moradores situados na localidade ou uma reunião com eles no caso de mudança de nome de logradouros públicos nominados ou não nominados”, ressaltou.

Por fim, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) se manifestou a respeito do projeto. “Justa homenagem e por isso estou declarando que meu voto foi favorável”, disse lembrando que, recentemente, um projeto de sua autoria denominou de Valney Paz o nome de uma praça situada na Avenida Nóide Cerqueira.

Ascom

 

Compartilhe este artigo