Publicidade

Secretário Justiniano França apresenta balanço da SESP do 1º trimestre de 2017

8 Min Leitura

1e32810e-162a-4c2b-9251-0a9b686e1e43O Secretario Municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP), Justiniano França, apresentou balanço das principais atividades realizadas de janeiro a março do corrente ano. Segundo o secretário, neste período, foram feitos milhares de procedimentos de limpeza, iluminação pública e manutenção de áreas verdes, tanto na zona rural quanto na zona urbana.

Limpeza

Conforme Justiniano, o Departamento de Limpeza Pública da SESP promoveu diversos mutirões de limpeza, que viabilizaram serviços como varrição, capinação, retirada de entulho, pintura de meio-fio, orientações ambientais e ações fiscalizadoras.

“Só no primeiro trimestre de 2017, já foram contemplados os bairros Capuchinhos, Feira VII, Irmã Dulce, Kalilândia, Novo Horizonte (loteamentos: Jardim Oliveira, Bela Vista e Parque Sabiá), Brasília, Serraria Brasil, Santa Mônica, Feira VI, Novo Horizonte, Parque Ipê e centro da cidade. Algumas destas localidades contaram também com a operação ‘Bota Fora’, que recolhe móveis, eletrodomésticos e outros materiais considerados inservíveis, evitando o descarte em locais indevidos”, disse Justiniano.

Ele informou também que vários espaços públicos foram assistidos com serviços de limpeza, entre eles, as Escolas Municipais Professor Luciano Ribeiro Santos, Emiliana Souza de Oliveira, Professora Helena Assis Suzart, Adelice Cavalcante e Antônio Antunes dos Santos. As ações de limpeza ainda foram realizadas na área da Lagoa Grande, Fonte dos Milagres, campo do Beira Riacho, campo do Parque Linear, estádio Joia da Princesa, Teatro Municipal Margarida Ribeiro, Ginásio de Esporte Oyama Pinto, entre outros.

“Além das praças, ruas, avenidas e terrenos, realizamos a limpeza em córregos e canais de drenagem, situados no distrito de Humildes, Feira IV, Feira VI, loteamento Monte Pascoal, Fonte dos Milagres, (Gabriela), Alto do Papagaio e parte da avenida Canal e avenida Fraga Maia ligando ao bairro Mangabeira”, disse.

O secretário salientou que, paralelo aos mutirões mencionados e aos demais atendimentos diários de competência do referido Departamento, no final do mês de março, foram iniciadas, no Residencial Ecoparque, localizado no conjunto Feira VII, e no Residencial Alto do Papagaio, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, as ações de limpeza e de pintura no meio-fio, que irão contemplar ao todo 47 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana.

Fiscalização

No que concerne ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Fiscalização da SESP referente ao 1º trimestre, Justiniano disse que 1.594 proprietários de imóveis foram notificados para o cumprimento de leis municipais, a exemplo da lei de nº 3245/2011, que dispõe sobre a construção e conservação de muros, passeios e limpeza de terrenos na zona urbana do município; e da lei de nº 1613/1992, que trata, entre outras coisas, da higiene das habitações e terrenos.

“Nos últimos três meses, os fiscais da SESP atenderam 982 solicitações, 1.709 notificações foram revisadas, 450 proprietários de imóveis foram autuados por descumprimento das leis municipais e 566 processos foram gerados”, completou.

Manutenção de áreas verdes

No que tange ao Departamento de Áreas Verdes, o secretário informou que o órgão vem desenvolvendo projetos de grande relevância para promover entretenimento, beleza paisagística e proteção do meio ambiente, como Trilha da Caatinga, que integra o projeto Jardim da Caatinga, do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho; Kit Ponto Verde, que é parte do Projeto Ponto Verde, que planeja e executa as iniciativas de arborização da cidade; Portal, que visa à melhoria do paisagismo de avenidas, entradas da cidade, trevos e viadutos; Minha Praça, Meus Parques; e Plano de Arborização Contínua (PAC).

“O Departamento também já vem renovando todo o processo de ajardinamento e fazendo um inventário das áreas verdes, que tem por finalidade a viabilização de um Plano Diretor de Áreas Verdes e, posteriormente, o Plano de Arborização de Feira de Santana”, disse, ressaltando que dentro das ações de preservação ambiental destacam-se a revitalização da Fonte dos Milagres, no bairro Gabriela, e a viabilização de lixeiras ecológicas em logradouros.

“Já foram viabilizadas mais de 200 lixeiras para algumas praças e avenidas de Feira de Santana, a exemplo da Presidente Dutra, Ayrton Senna, Fraga Maia e Maria Quitéria. Outras 150 lixeiras já estão sendo produzidas por profissionais da própria SESP”, destacou Justiniano.

De acordo com o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, nos últimos três meses, foram atendidos pelo órgão 287 espaços públicos, incluindo parques, portais, praças e pontos ecológicos.

“O nosso corte de grama atingiu uma área de 418.000m² e a limpeza das áreas verdes obteve uma metragem de 193.140m². Fizemos 3.236 podas para manutenção de árvores, 1.421 podas ornamentais, 1.120 plantio de grama em placa, 3.070 plantio de mudas ornamentais e 1.732 plantio de árvores”, citou.

Deodato acrescentou que, nesse primeiro trimestre, foram revitalizados 19 espaços, implantadas oito áreas verdes, recuperados 20 parques e quatro implantados. “Fizemos também a irrigação de forma contínua em 65 áreas verdes. Além disso, cerca de 106 formigueiros foram controlados, 13 poços foram recuperados e mantidos 32 poços ativos”, frisou.

Iluminação Pública

Já o relatório das atividades do primeiro trimestre de 2017 do Departamento de Iluminação Pública informa que foram feitas 139 substituições de braço para iluminação pública, 910 instalações ou substituições de luminárias, 3.588 substituições de reatores fixados em postes, 2.438 substituições de conectores em rede aérea isolada, 8.955 substituições de lâmpadas; 19 substituições de suporte em iluminação para fixação de braço em poste, 2.754 substituições de um metro de cabo tripolar e 40 instalações de condutores aéreos para iluminação pública.

O documento diz ainda que o Departamento supracitado fez 1.974 substituições de bases para relé fotoelétrico e 6.840 substituições de relés fotoelétricos, além da substituição de quatro disjuntores termomagnéticos e 2.248 manutenções preventivas em luminárias em braço de iluminação pública.

“Vale ressaltar que de janeiro a março fizemos a complementação da iluminação da avenida Artêmia Pires Freitas, no bairro Sim; melhoria da iluminação da rua Guilherme de Azevedo, no bairro Tomba, onde foram substituídas as lâmpadas de 70W para 250W de vapor de sódio. Atendemos ainda as demandas dos distritos com o atendimento pré-programado através dos administradores e agentes”, salientou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton.

Ascom

 

Compartilhe este artigo