Publicidade

Sessão solene marca os 124 anos da Guarda Municipal de Feira de Santana

3 Min Leitura
1204 anos da Guarda Municipal de Feira de Santana
1204 anos da Guarda Municipal de Feira de Santana
124 anos da Guarda Municipal de Feira de Santana

Na noite desta quarta-feira (29), foi realizada na Casa da Cidadania, a sessão solene para comemorar os 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana. A sessão foi atendendo ao requerimento de nº 19/2017, de autoria do vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira. A sessão foi presidida pelo vereador Ewerton Carneiro -Tom (PEN).

A Guarda Municipal é a força de segurança municipal, com responsabilidade de garantir seguridade aos bens patrimoniais do município e a realização de atividades preventivas de proteção para a comunidade. Além do Grupamento de Rondas e Policiamento Especializado (GRPE), os GMs estão espalhados em todas as unidades administrativas do município, assim como escolas e prédios públicos municipais.

A instituição conta com a competência do secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes, do comandante GM Ailton Almeida, o corregedor GM Rangel e a subcomandante GM Renata Cristina.

O secretário Mauro Moraes vem desenvolvendo a frente da Guarda Municipal um brilhante trabalho ao longo desses anos. Ele conseguiu muitos avanços no que tange ao treinamento e formação dos profissionais; implantação da ciclo patrulha (2013), treinamento para a arma letal, a implantação do novo brasão da corporação são alguns dos destaques.

Outro marco na Guarda foi a autorização do Departamento de Polícia Federal (DPF) no que diz ao porte de arma para a Guarda Municipal de Feira de Santana. Para tanto, os prepostos foram submetidos à avaliação psicológica e a treinamento para o manuseio adequado do armamento. Desde no ano de 2014, a corporação já havia à sua disposição as armas não letais, como as pistolas que dão choques elétricos, conhecidas como taser.

Criação da Guarda

Ainda no final do século XIX Feira de Santana já demonstrava seu grande potencial de crescimento.   Com o aumento da população ficou evidente a necessidade de estruturar a cidade e manter a ordem pública. O coronel José Freire de Lima, nomeado intendente, foi o responsável pela criação em 25 de março 1893 da “Guarda Municipal de Feira de Sant’ana”.

Na época a segurança pública fornecida pelo estado chegava a Feira de Santana através de um delegado. Todo o restante era de responsabilidade do Município, função que coube a Guarda Municipal executar durante décadas. Em 1943 o contingente contava com 11 guardados, comandados pelo Sr. Estevam Moura.

Prestigiaram a sessão, os vereadores Cadmiel Pereira, Luiz Augusto de Jesus, Tom do Povo, Roberto Tourinho, Gerusa Sampaio, Luiz da Feira e Gilmar Amorim, além do coordenador da policia civil, delegado Rodrigo Uzum, que também é ex-guarda municipal de São Paulo .

 

[foogallery id=”54877″]

Compartilhe este artigo