Publicidade

Carnaval é cancelado por causa do risco de febre amarela em Cássia, MG

5 Min Leitura

freneticas_internaA Prefeitura Municipal de Cássia (MG) anunciou nesta segunda-feira (6) o cancelamento do carnaval na cidade por causa da febre amarela. Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada porque o município está próximo de uma área de risco da doença, como Delfinópolis (MG), onde já foram registradas mortes por febre amarela.

Na semana passada, a prefeitura chegou a divulgar a programação de shows para o carnaval, mas voltou atrás e cancelou as festividades deste ano. Com o anúncio, o tradicional “bloco das Frenéticas”, em que homens se vestem de mulher, não deverá sair às ruas. (Confira abaixo o comunicado oficial da prefeitura de Cássia, na íntegra).

Mais cancelamentos
Outros municípios da região também anunciaram o cancelamento do carnaval deste ano, mas por outros motivos. Campo Belo (MG), Perdões (MG), Três Corações (MG) e Pouso Alegre (MG) alegaram falta de dinheiro para realizar a festa. Já a prefeitura de Cambuí (MG), decidiu cancelar o carnaval, também por falta de verba, mas principalmente por causa do aumento da violência na cidade.

Confira na íntegra o comunicado oficial divulgado pela Prefeitura de Cássia:

Comunicamos oficialmente que a Prefeitura Municipal de Cássia, após análise e debates internos, por meio de seu Prefeito e Secretários Municipais, cancela o carnaval em Cássia no ano de 2017. Tal decisão embasa-se nas medidas de controle e combate à febre amarela, que vem causando transtornos aos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Cidades da região, como Delfinópolis apresentam suspeitas de casos. Desta forma, todo cuidado é necessário para evitar que a doença atinja nossa cidade.

Programado desde o início da gestão, o objetivo era levar diversão e alegria a toda população e turistas. No entanto, acordamos que o bem estar social e manutenção de saúde, devem prevalecer aos objetivos carnavalescos. Levamos em conta a atual situação epidemiológica do Estado de Minas Gerais em relação a Febre Amarela, até o momento (02/02/2017), 777 casos notificados, sendo 37 desses descartados e 138 confirmados; 128 óbitos suspeitos, desses 51 foram confirmados, faz-se necessário uma intervenção de emergência nas ações preventivas.

O município de Cássia é considerado uma área de risco, devido sua área geográfica limítrofe com Delfinópolis, onde ocorreram 3 casos humanos de Febre Amarela seguidos de óbitos e morte de macacos confirmadas e notificadas, juntamente com os municípios de Capitólio (MG), Claraval (MG) e Doresópolis (MG), Guapé (MG), Ibiraci (MG), Passos (MG), São João Batista do Glória (MG), São José da Barra (MG), São Roque de Minas (MG), Vargem Bonita (MG), também considerados áreas de risco para a doença.

Importante ressaltar que temos um índice de infestação do mosquito transmissor da doença urbana, Aedes Aegypti de 1,75%, sendo estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde um indicador inferior a 1,0%. Este índice pode aumentar devido ao calor e excesso de chuvas.

Convidamos a população atentar-se para as medidas de prevenção contra a dengue, que são as mesmas da febre amarela. Convocamos, ainda, a população que vive em área rural, silvestre, de mata ou que vai viajar para essas localidades e ainda não tomou a vacina contra a febre amarela, que procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e leve o cartão de vacinação.

A vacinação da população que vive em área urbana também é importante, porém, a prioridade são as áreas citadas, pois nenhum caso em área urbana foi detectado até o momento.

Aproveitamos o comunicado para nos desculparmos com todos os fornecedores, artistas, comerciantes e demais envolvidos no evento que estavam contratados, com estruturas fechadas e toda mão de obra finalizada. Sabemos que a programação incentivaria e economia municipal, porém, não prevalece aos nossos cuidados.

Certo da compreensão de todos, que também prezam por sua saúde e vida, nos sentimos menos prazerosos.

G1

 

Compartilhe este artigo